A habilidade comportamental determina a ascensão na trajetória profissional, seja no ambiente corporativo ou como empreendedor.
Dica 1: o profissional deve pesquisar e ter conhecimento sobre a cultura da organização, ou seja, como a equipe está estruturada, quais os costumes que fazem parte da história da instituição, como as pessoas se comportam e se vestem e como é o dia a dia de trabalho no local de trabalho.
Dica 2: etiqueta é um conjunto de regras para o trato com as pessoas, que são estabelecidas a partir do bom senso de cada profissional. No ambiente de trabalho, o objetivo é viver com cordialidade e segurança na convivência social, ou seja, é essencial conhecer a si próprio e a cultura do ambiente em que vivemos. Roteiro para o autoconhecimento:
- Quem é você?
- Quais características o tornam uma pessoa interessante e especial?
- O que faz? Qual sua formação?
- Qual sua imagem perante os demais?
- O que tem a oferecer?
- Quais seus pontos fortes e habilidades?
- Quais são seus pontos a desenvolver?
- Sua imagem pessoal e profissional está adequada com os princípios da instituição a qual você representa?
Dica 3: use o celular de acordo com as regras da empresa e trate os colegas de trabalho com atenção e educação.
Dica 4: no uso das redes sociais, não levante assuntos polêmicos sobre a empresa em que trabalha; não poste fotos que comprometam a integridade pessoal e profissional. Tenha o máximo de cuidado com a imagem pessoal, para que não comprometa suas funções no trabalho.
Dica 5: a vestimenta de trabalho deve transmitir conceitos e códigos de valores da organização, portanto, conheça a cultura da empresa e respeite o ambiente de trabalho.
Sua imagem comportamental é seu maior patrimônio – Use a seu Favor”