Dicas para quem quer ter uma franquia de sucesso.

0
72
Franquia

O segmento de franquia tem apresentado crescimento mesmo em anos de crise, isto se deve ao menor fechamento de lojas franqueadas do que de negócios independentes.

Uma das razões é possibilitar ao empreendedor uma loja com marca forte no mercado, que já passou por ajustes e que tem know-how a oferecer, coisas que somente as franquias podem oferecer.

Antigamente, havia uma prática comum de maridos comprarem franquias para suas esposas, enquanto eles continuavam empregados, na esperança de construírem uma condição para no futuro deixarem seus empregos.

Muitos destes casos tiveram sucesso, outros nem tanto, pois a experiência profissional ou o desejo da esposa de estar à frente do negócio não existia.

Atualmente, as mulheres são quase 50% das operadoras de franquias no Brasil, muitas também são franqueadoras. E isto hoje se dá por opção e escolha delas.

A escolha de uma franquia é a realização de um sonho, normalmente vem com muita expectativa e esperança de chegar ao sucesso por um caminho mais curto.

Para que o sucesso venha de fato, vários fatores devem ser observados, por exemplo, é preciso entender qual o grau de liderança que a pessoa deverá ter ou possui, já que algumas franquias têm operações mais fáceis, com menos funcionários, e outras mais complexas, com maior numero de funcionários e que necessitam, em ambos os casos, de treinamento constante e em alguns setores tem alta rotatividade.

Outro fator crítico é a escolha do ponto. Nem sempre o local mais barato será melhor, assim como, um caro em um shopping fora do perfil da marca também não trará resultado.

Existem negócios que podem operar em lojas de rua ou em shoppings centers, para uma escolha certa deve-se ter o apoio da franqueadora para a melhor opção.

Esta é uma questão que deve ter toda atenção, não é fácil construir um ponto num espaço sem movimento.

É crítico também o grau de dedicação ao negócio. O modelo de franchising foi criado para que cada loja tenha um dono e todos conhecem o ditado que diz que o “o porco engorda com o olho do dono”, por isso, o franqueado que opera a loja de maneira presente e atuante terá melhores resultados.

Aí entram outras questões que são: como o gestor trata e treina a equipe, o exemplo que o franqueado dá para o atendimento ao cliente, tudo isto leva a um resultado que pode ser melhor ou pior entre as diferentes unidades de uma mesma rede.

E por último, escolha uma marca com a qual você se identifique e que esteja dentro da sua disponibilidade de investimento.

Pegar empréstimos para abrir a primeira franquia pode ser muito arriscado, além do mais você terá que trabalhar alguns anos para pagar a dívida e pouco verá dos lucros.

Isto pode ser desmotivador e se o negócio não der certo ainda terá um acumulo de dívidas. Acredito muito que a franchising é um modelo que traz condições de pessoas que nunca empreenderam iniciarem suas carreiras.

Escolhido de maneira correta é ótimo para o franqueado e para o franqueador. Vamos lá comece já a realizar o sonho e monte uma franquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here