Ano novo, trabalho novo e agora? Como todos sabemos a comunicação é crucial em nossas vidas, quer seja no ambiente profissional quanto pessoal. Infelizmente muitas vezes temos muitos conflitos decorrentes de falhas neste processo.
Não se preocupe, vamos a seguir dar algumas Dicas para uma Abordagem Profissional Assertiva no novo trabalho.
- Procure estar de bom humor, porém cuide para não fazer piadas ou brincadeiras. Estas práticas podem ser realizadas em determinadas circunstâncias e quando se tem um nível maior de maturidade do grupo;
- Tenha um sorriso no rosto;
- Olhe as pessoas nos olhos;
- Demonstre interesse pelo que o outro está falando;
- Evite interromper a fala do outro;
- Faça perguntas esclarecedoras a partir do que foi apresentado pelo outro;
- Seja receptivo e não reativo;
- Sempre que prestar alguma informação, certifique-se que o outro a entendeu (feedback de entendimento);
- Pratique a Escuta Ativa;
- Utilize os estilos de comunicação (racional, pragmático, reflexivo e afetivo) e os canais sensoriais (visual, auditivo e cinestésico) a partir da referência do outro;
- Perceba quais são os Sistemas de Valores Motivacionais (MVS) do outro e faça os empréstimos;
- Entenda quais as Forças Pessoais do outro de utilize-as de forma construtiva;
- Cuidado com as Forças Exageradas, pois estas disparam gatilhos no outro que podem gerar situações conflituosas;
- Procure ser mais objetivo na sua fala e pergunte se o outro quer que algum os aspectos sejam aprofundados;
- Esteja disponível, mas mantenha-se numa condição de aguardar a solicitação da outra parte;
- Procure conhecer as pessoas e as trate pelo nome;
- Com relação à empresa:
- Conheça o organograma e o funcionograma;
- Conheça os profissionais dos cargos-chaves e na sequência a equipe de segundo escalão;
- Levante quais são as pessoas com poder de decisão e poder de influência;
- Levante os aspectos estratégicos quanto a: missão, visão, valores, competências organizacionais, políticas e procedimentos básicos que possam ajudar no início dos seus trabalhos;
- Confirme se a empresa possui um Planejamento Estratégico, tome conhecimento e certifique-se dos objetivos estratégicos em que você precisará atuar diretamente, através das ações sob sua responsabilidade;
- Perceba como ocorrem as relações informais;
- Construa uma visão sistêmica a partir das referências básicas da empresa, mercado, concorrência, fornecedores, clientes, cenários, entre outros.
- Procure focar durante as tratativas e não se deixe desviar dos pontos na ordem do dia;
- Elabore um Plano de Ação com um cronograma de atuação;
- Com seu gestor:
- Levante as expectativas com relação a você e ao seu trabalho;
- Defina as suas prioridades a partir destas expectativas;
- Defina com seu gestor a sua forma de atuação;
- Defina a forma de feedback e acompanhamento.
- Se a empresa não tiver um processo de integração formal, estruture um e proponha-o, prevendo uma passagem por todas as áreas da empresa verificando:
- Funcionamento da área com processos e responsáveis;
- Relação cliente X fornecedor interno;
- Aspectos pessoais objetivando a construção do rapport;
- Levantamento da expectativa para com relação à contribuição da sua área;
- Elogie as boas práticas que você observar.
- Esteja sempre atento as mensagens subliminares;
- Faça proposições de melhoria somente após o conhecimento da estrutura e funcionamento, tomando cuidado para não expor as pessoas que seriam as responsáveis sobre o assunto em pauta;
- No início do dia certifique-se da sua programação de atividades, confirme as pendências do dia anterior e reorganize-se conforme as prioridades;
- No final do dia faça uma retrospectiva, verifique os pontos de acerto e os pontos de melhoria para o dia seguinte;
- Ao avaliar uma situação negativa, tente fazer sempre o contraponto, listando pelo menos uma vantagem ou ponto positivo;
- Quando se deparar com situações que não domina, procure ajuda interna ou externa, conforme o caso;
- Procure elogiar as atitudes e práticas assertivas das pessoas com quem você contata;
- Valorize o trabalho dos outros;
- Agradeça o trabalho dos outros;
- Quando tiver equipe:
- Conheça os integrantes na sua totalidade;
- Estimule o desenvolvimento de cada integrante;
- Pergunte se os integrantes estão bem e se as atividades estão bem fundamentadas;
- Deixe claro que quer uma equipe de alta performance;
- Delegue após ter realizado o processo de capacitação;
- Acompanhe os resultados e faça abordagens de reforço;
- Coloque-se disponível.
- Deixe claro que sua vinda é para ajudar no processo de crescimento da empresa e para tanto a sinergia é crucial;
- Controle sua impulsividade e seus sentimentos.
Lembre-se que na posição de gestor você está sendo acompanhado e analisado por todos.
Enfim, Boa sorte e sucesso neste novo trabalho.
Se este tema fez sentido para você, te convido para se aprofundar no assunto definindo formas de utilizá-lo ao seu favor.
Fontes de Consulta:
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- BEKIN, S. F. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.
- BOGMANN, I. M. Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2002.
- BRUM, A. M. Um olhar sobre o marketing interno. Porto Alegre: L&PM, 2000.
- BRUM, A. M. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 1998.
- BULGACOV, S. Conteúdo e processo estratégico: estudo comparativo de casos na indústria alimentícia do Paraná. Tese do curso de Pós-Graduação da EAESPS-FGV, 1997.
- CATTELL, R.B. Abilities: Their Structure, Growth and Action. Boston: Houghton-Mifflin, 1971.
- CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.
- ERIKSON, E. Childhood and Society. New York: W.W. Norton, 1974. (Infância e Sociedade, Zahar Editores)
- FROMM, E. Man For Himself. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1947.
- MCKENNA, R. Marketing de Relacionamento. 9ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
- Personal Strengths Publishing, Inc., Carlsbad, CA, USA
- PORTER. E.H. Teoria da Consciência dos Relacionamentos