Dicas para você começar a Poupar em Casa

0
13
Poupar
Como Começar a Poupar em Casa

Sabe aquelas moedas espalhadas pela casa que você deixa depois de voltar da padaria com o troco? Pois é, elas podem dar início a uma poupança caseira e multiplicar muito.

Quando pensamos em poupar pensamos em abrir uma conta poupança numa agência bancária e guardar determinado valor e esperar rentabilizar.

E se você começar a poupar em casa? Difícil né? Pois na maioria das vezes queremos mexer no dinheirinho tão bem guardado e poupado e acabamos quebrando nosso compromisso com o cofre.

Para a situação citada acima não ocorrer ou começar a ser corrigida, pode-se trabalhar com metas financeiras, o que conduzirá você a uma mudança de hábito no que diz respeito às finanças pessoais.

Hoje, iremos mostrá-los passos simples de como começar a poupar em casa, mas que podem ser verdadeiros segredos.

Estabeleça uma meta financeira

Quando começar a poupar, tenha uma meta financeira bem realista. Isto é, uma porcentagem do seu ganho que não te deixa desconfortável financeira e mentalmente.

Saiba que, a poupança caseira deve ser prazerosa e não algo que te prejudique. Vamos a um exemplo: seu salário é fixo de R$ 3.000,00 líquido, inclua tudo o que for despesa como aluguel, contas de água, telefone e energia, cesta básica, vestuário (caso seja mensal), lazer etc.

O ideal é que você reveja com o que você mais gasta e considerar a possibilidade de cortar gastos como, por exemplo, comprar menos coisas que você não precisa seja de qualquer um dos assuntos que citamos brevemente acima (vestuário, alimentação, conta de água etc.).

Assim, você vai orçar uma porcentagem do seu salário: 10%? 15%? Lembre-se: a meta deve ser e estar confortável.

Não faça algo que vai prejudicar seus planos para este tipo de poupança porque você pode acabar se frustrando. Não adianta querer poupar 30% do seu salário se você consegue somente 5%. Então, seja realista com essa meta e siga ela.

Tenha objetivos e motivos bem estruturados

Como uma forma de guia, tenha um objetivo ou objetivos que você conhece bem. Exemplificando, você deseja fazer uma viagem internacional daqui a X ano(s).

Comece procurando a parte do mundo que você quer visitar, orce os custos do percurso, estada, dias que pretende ficar; dependendo da estação, procure ver se você deve comprar vestimentas de frio ou verão.

Inclua simplesmente tudo! Com base nesse orçamento, organize sua meta financeira para começa-la no tempo que você estabeleceu e ter a tal quantia no período da viagem.

Esse método funciona para todos os tipos de objetivos que deseja alcançar quando não tem aquele dinheiro sobrando. É simples e pode ser passado até mesmo para as crianças, na linguagem delas.

Seja disciplinado!

Estamos falando de dinheiro sendo guardado em casa, no lugar onde você mora. A tentação de mexer no cofre é muito grande e isso pode levar por água baixo o seu plano. Por isso, você DEVE ser disciplinado para que alcance o objetivo desejado.

Se você não confia em si mesmo para fazer esse tipo de poupança, coloque nas mãos de alguém que você tem extrema confiança. Se você não tem alguém assim, uma saída seria você treinar-se sozinho poupando valores ridiculamente baixos.

Por exemplo, poupar R$ 50,00 para comprar uma blusa nova. Assim, você acostuma o seu cérebro e suas emoções de que, independentemente do valor, você tem um objetivo e meta e por isso, o motivo de poupar essa quantia.

“Ah! Mas esse valor eu tenho sempre e não preciso poupá-lo.” Ok, mas lembre-se que esse valor pode se tornar muito e você está disciplinando sua nova forma de guardar dinheiro, mesmo que seja com um valor que você tem sempre acesso.

É possível que você não consiga de início cumprir todas essas “regras”. Mas tente! O resultado pode ser demasiadamente satisfatório. Busque seguir os passos descritos aqui e liberte-se do preconceito de que “dinheiro em casa não funciona”.

Conheça suas limitações a respeito disso e derrube barreiras, aprenda o tempo do sim e do não do seu dinheiro, poupe muito e alcance seus objetivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here