A internet mudou a forma de como as pessoas se relacionam.
Hoje vivemos a era das conexões, presença digital e principalmente a construção da reputação digital. Portanto, diga quem tu segues, comenta e compartilha, e eu direi quem tu és.
Desde a criação da web, hoje estamos na web 3.0, cada “web” tem (ou teve) suas características.
Nos primórdios, a web 1.0 foi marcada por conteúdos institucionais, não tinha interação, foi quando surgiu o e-mail. Já na web 2.0 o esquema começou a ficar legal.
Os internautas começaram a criar seus próprios conteúdos e surgiram as redes sociais. Quem lembra do Orkut e sua famosa colheita?
Hoje na Web 3.0 falamos de algoritmos, IA, que decifram conteúdos, indicam soluções e nos mostram isso em nosso feed, sem precisar da intervenção humana.
O que ganhamos com isso? Presença digital!
Vivemos conectados comentando, curtindo, compartilhando, consumindo e produzindo conteúdo. Sabe qual o problema de tudo isso?
Não fomos preparados para lidar com isso. Não estou falando do curso básico de “como acessar a internet”, estou falando de como nos relacionar assertivamente dentro da rede.
Não basta ter uma boa presença digital, ter vários perfis em redes sociais, ter site responsivo, aplicativos, porque qualquer um pode fazer isso. O custo vem barateando com o tempo.
Então, como se diferenciar no mercado digital? Construa sua reputação digital.
A reputação é atribuída à nossa persona, por isso a importância de saber qual seu objetivo, propósito, criar sua linha de inspiração para comunicar-se corretamente com sua audiência.
Essa construção digital existe desde o tempo da criação da web, ou seja, já existia também o famoso rastro digital.
Quando construímos nossa reputação digital em base sólida, criamos também referências e segurança para o usuário. Mas, lembre-se que somos seres únicos e não existe mais diferença entre o mundo real e o virtual.
Então fica a pergunta, a experiência que o cliente tem com sua marca é mesma independentemente do canal que ele fala com você?