Como anda seu nível de estresse?
Domine o estresse, pois sabemos que ele anda dominando o dia a dia das mulheres. Temos que ter um olhar diferente para situação, antes que ele nos domine.
O estresse nada mais é que um sintoma o qual muda nosso estado físico e emocional. Irritação, medo, desconforto, frustrações, preocupações são apenas algumas de suas características em nosso corpo.
Muitos desconhecem a principal causa do estresse, mas sua interferência é significante em nossas vidas.
Quando passamos por um longo período de estresse ele pode ser perigoso para nossa mente e nosso corpo.
Conforme as informações da Associação Americana de Psicologia, existem três tipos de estresse: estresse agudo, estresse episódico, estresse crônico e existe também e o Transtorno do Estresse Pós-Traumático.
O Estresse agudo
É denominado como uma reação do corpo a um fato ou momento estressante. Os sintomas são definidos como sintomas ansiosos, como instabilidade de humor, insegurança, apreensão.
Os principais sintomas do estresse agudo são: dor de cabeça (tensional), dor nas costas, dor na mandíbula, azia, dores musculares, palpitação, diarreia, aumento de pressão, mãos suando.
O estresse episódico
É definido quando os estímulos causam reações agudas e acabam se repetindo com frequência. Neste caso os sintomas e sinais são mais prolongados.
Dores de cabeça persistentes, enxaquecas, hipertensão, dor no peito e doenças cardíacas são as principais companheiras deste tipo de estresse.
Existem pessoas que se mantém em um estresse contínuo, o qual já é rotina, cuidado! Esse estresse pode ter se tornado crônico.
Nesta situação as reações e os sintomas não passam e com isso há um alto índice de ocasionar ansiedade e depressão.
O estresse crônico
É prejudicial ao corpo, devido à elevação de cortisol, essa elevação começa a ocasionar problemas ao organismo, pois, nosso organismo não foi feito para ser sobrecarregado de hormônios.
Os principais sintomas de estresse crônicos são: sensação de fadiga, desgaste, mal-estar, cansaço, esgotamento, dificuldades em relaxar e se concentrar, desânimo, tristeza, sensação de fracasso, dificuldades em sentir prazer, alteração no sono entre outros.
Transtorno do estresse pós-traumático
É considerado um distúrbio da ansiedade, caracterizado como sinais e sintomas psíquicos, emocionais e físicos.
Normalmente esse quadro ocorre após a pessoa ter passado por situações traumáticas ou violenta. Normalmente o indivíduo se recorda e revive o episódio com a mesma sensação de dor e sofrimento.
Domine o Estresse, pois ele precisa de cuidado, a busca por um profissional da saúde para que os sintomas sejam minimizados é essencial.
Somente o médico ou psicólogo podem dizer se o tratamento dever ser feito o uso de algum medicamento ou se há alternativas naturais.
Somos considerados o país mais estressado após o Japão. As preocupações, o nervosismo e a correria do dia a dia nos tornam pessoas mais estressadas e não percebemos.
Porém, pequenos hábitos podem mudar significativamente esse quadro, como exemplo a respiração, alimentar-se bem, atividades físicas, mudar a postura, dormir melhor, esses atos são simples e eficazes.
- E você, o que faz para driblar o estresse?
- Se o seu nível de estresse continuar como está, como você estará daqui a seis meses?
- E daqui a 5 anos?
- Qual a sua parcela de contribuição para o estresse no ambiente que vive?
Buscar uma melhora contínua e observar os pontos de melhorias são fundamentais para uma grande mudança.
Se algo fez sentido para você, acredito que está no momento da sua mudança, faça algo o qual você caminhe para uma vida leve, tranquila e equilibrada, com certeza as melhoras serão transformadoras.
Entre em contato para mais informações pelo Instagram: @rosyyteixeira
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.