Educação Financeira e Sustentabilidade: Primeiro Passo

Como ser financeiramente sustentável?

Educação Financeira e Sustentabilidade – Você aprendeu em casa ou na escola sobre assuntos de economia ou educação financeira familiar?

Durante 12 anos trabalhei na área contábil, em empresas de pequeno, médio e pequeno porte, nas funções: RH, auditoria, controladoria e consultoria. E estou há 8 anos na Educação Superior na área contábil também. Um total de 20 anos de CLT.

Tanto em casa, na escola, no meu caso na faculdade de Ciências Contábeis e no trabalho não aprendemos nada sobre a Educação Financeira. Só aprendemos a “ganhar dinheiro” para pagar as contas. Nós “ganhamos” dinheiro ou “fazemos” o dinheiro?

Dinheiro é instrumento de troca, trocamos por trabalho. O “dinheiro” está no universo e não é o quanto de tempo você dedica (em horas) que você acessa mais ou menos dinheiro, mas qual ferramenta usa para acessar.

Poucos conhecem os acessos da riqueza através do “Provérbio Judeu” e também na “Bíblia Sagrada”, mais especificamente no livro Provérbios, Efésios, Isaías, entre outros.

Ficaria horas citando todos eles. Siga a @cristaorico que a Dra. Thayla explica várias passagens bíblias e tem um curso excelente que te ajuda a sair das dívidas.

Você aprendeu a guardar dinheiro com o “cofrinho”? Separar o primeiro salário em partes, como: gastos, reservas, dízimo, por exemplo?

E como possuir uma Educação Financeira e Sustentabilidade?

  • Passo 1 – Planilha de ganhos e gastos.

Você tem a sua? (clique aqui e baixe uma)

Se não fez a primeira lição não pode ir para a próxima etapa. Então aproveite a oportunidade.

Excel? Não sei mexer…

Existem aplicativos variados, como: caixa, agenda financeira, entre outros.

Este é o primeiro passo para iniciar uma organização financeira e iniciar um projeto de educação financeira na prática e conseguir fazer o dinheiro trabalhar para você.

Como diz no livro de Robert Kiosaki: “Pai Rico e Pai Pobre”.

Este livro é obrigatório para quem quer entender sobre “a corrida dos ratos” e parar de trabalhar por dinheiro. Este livro vai te dar clareza sobre como você precisa fazer e como pensar em relação ao dinheiro.

Além do pdf, existe o audiobook e também fiz uma conversa com um amigo discutindo o livro, caso queira, está em:

 

Dê o primeiro passo e logo entregaremos outros!

@marciamarconiinvestimentos

#ficadicamarciamarconiinvestimentos

Clique aqui e acesse meus outros artigos.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo