Em uma comunicação o óbvio não precisa ser dito?

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Comunicação

Já parou para pensar nessa frase? Muitos projetos acabam dando errado por falha na comunicação, ou seja, o óbvio não é falado.

O problema em qualquer projeto, ou melhor, em qualquer relação seja ela comercial ou pessoal é falha na comunicação, pois muitas pessoas acham que o óbvio não precisa ser dito. Que está na “cara” durante uma conversa.

Uma das atividades dentro de um projeto é geração de documentação para garantir que o processo seja realizado corretamente.

Em algumas reuniões quando é necessário colocar determinada informação algumas pessoas podem dizer: “Está na cara, não precisa”, “Isso é obvio, não precisa colocar”, “todos já sabem disso”.

Precisamos nos colocar no lugar da outra pessoa, praticar a empatia, pois o que é obvio para nós que entendemos do processo e do negócio, para outras pessoas não é tão óbvio assim.

Então, sim o óbvio precisava ser dito e escrito de várias formas diferentes para alcançar a todos. Isso parece familiar para você?

Uma comunicação efetiva é aquela que a pessoa entende o que falamos e sem ter ruídos em seu entendimento.

Que possamos mudar o mindset quando o assunto for comunicação efetiva e principalmente na forma de como nos expressamos seja verbalmente, e principalmente em nossas redes sociais.

Visto que deixamos rastro digital por onde passamos, seja postando, comentando ou compartilhando fotos, notícias, etc. Para isso é muito importante usar nossa inteligência emocional em tudo que fazemos.

Isso vai auxiliar para que nossos relacionamentos sejam melhores, fortes e produtivos.

Aí vão algumas dicas “óbvias” que acredito que possam ser úteis para várias pessoas:

  • Mesmo depois de conseguir uma recolocação profissional não esqueça de manter sua rede de contatos em dia.
  • Continue praticando o Networking
  • Seja cordial, educado quando enviar um e-mail
  • Reforce datas, horários nas mensagens que enviar e mande um lembrete também
  • Não fale indiretas, seja claro e com educação sempre
  • Se não gostar de algo diga que não gosta. Melhor ficar vermelho na hora do que amarelar para o resto da vida

Como dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”.

 

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Leila Duarte
Administradora, Especialista Lean Six Sigma Yellow Belt, Auditora 5S Lean Office. Tem ampla experiência em empresas de grande porte e multinacionais, se especializou em MBA em Gerenciamento de Projetos. Por ser facilitadora de processos sempre teve o foco em gestão e liderança de equipes e realizou cursos nessa área também. Participou de projetos de Reestruturação do Programa 5S Lean Office; Programa 5S Lima/Peru; Automatização Portal de Carreteiros. Com foco em melhoria ganhou o prêmio “Orgulho de ser VID”. Além de participar de projetos sociais que envolvem educação, cidadania, desenvolvimento humano. Através do Linkedin publicou artigos com assuntos voltados para RH, Inovação, TI, sendo que esses mesmos artigos foram publicados também em outros sites como: Terra, Revista Melhor - Gestão de Pessoas, RH Online, Revista Empresários, Administradores, LogWeb, Lean TI, Profissionais TI, ASSESPRO-PR. Atualmente como empreendedora é founder da NOVO ELO, onde o propósito é conectar pessoas. Atua como Consultora, Palestrante, Mentoring. Ministra palestras, workshop Master Class In Company personalizados, treinamentos. Aborda temas como: Networking 4.0 (Netweaving); LinkedIn, Reputação Digital o Lastro de Autoridade que Influencia a Marca, Resolvendo com Bom Humor, Inovação e assuntos correlatos.

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