Em uma comunicação o óbvio não precisa ser dito?

0
332
Comunicação

Já parou para pensar nessa frase? Muitos projetos acabam dando errado por falha na comunicação, ou seja, o óbvio não é falado.

O problema em qualquer projeto, ou melhor, em qualquer relação seja ela comercial ou pessoal é falha na comunicação, pois muitas pessoas acham que o óbvio não precisa ser dito. Que está na “cara” durante uma conversa.

Uma das atividades dentro de um projeto é geração de documentação para garantir que o processo seja realizado corretamente.

Em algumas reuniões quando é necessário colocar determinada informação algumas pessoas podem dizer: “Está na cara, não precisa”, “Isso é obvio, não precisa colocar”, “todos já sabem disso”.

Precisamos nos colocar no lugar da outra pessoa, praticar a empatia, pois o que é obvio para nós que entendemos do processo e do negócio, para outras pessoas não é tão óbvio assim.

Então, sim o óbvio precisava ser dito e escrito de várias formas diferentes para alcançar a todos. Isso parece familiar para você?

Uma comunicação efetiva é aquela que a pessoa entende o que falamos e sem ter ruídos em seu entendimento.

Que possamos mudar o mindset quando o assunto for comunicação efetiva e principalmente na forma de como nos expressamos seja verbalmente, e principalmente em nossas redes sociais.

Visto que deixamos rastro digital por onde passamos, seja postando, comentando ou compartilhando fotos, notícias, etc. Para isso é muito importante usar nossa inteligência emocional em tudo que fazemos.

Isso vai auxiliar para que nossos relacionamentos sejam melhores, fortes e produtivos.

Aí vão algumas dicas “óbvias” que acredito que possam ser úteis para várias pessoas:

  • Mesmo depois de conseguir uma recolocação profissional não esqueça de manter sua rede de contatos em dia.
  • Continue praticando o Networking
  • Seja cordial, educado quando enviar um e-mail
  • Reforce datas, horários nas mensagens que enviar e mande um lembrete também
  • Não fale indiretas, seja claro e com educação sempre
  • Se não gostar de algo diga que não gosta. Melhor ficar vermelho na hora do que amarelar para o resto da vida

Como dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui