Search
Close this search box.

Empreendedorismo e Suas Faces ou Suas Farsas?

Empreendedorismo virou a nova ocupação para milhares de desempregados. Muitos se descobriram empreendedor, mas outros não passam de farsas…

De acordo com dados oficias, 14,2 milhões de brasileiros perderam seus postos de trabalho, porém graças a nossa Senhora da Cara de Pau, mais da metade, já está bem encaminhada.

Conseguiram uma nova colocação? Não.

Ganharam na Loteria? Também não. Viraram Coach, Palestrante ou Empreendedor.

Na minha família mesmo, surgiram vários profissionais como esses. Só no último mês foram dois Coach de Emagrecimento, um Coach de Trânsito e dois Empreendedores super feras em Power Point.

Todos eles perderam o emprego, sacaram o FGTS e deram entrada no Seguro Desemprego, mas não estão desempregados.

Um deles é o Everaldo.

Namorado da minha prima, o Everaldo é um rapaz comunicativo, esperto. Ele inovou e passou a perna em todo mundo: virou Coach para Empreendedores e Palestrantes. Encontrei-o em uma festinha de aniversário e fui puxar assunto:

– Everaldo, que prazer te reencontrar. Fiquei sabendo que você foi desligado das Casas Bahia e tenho um amigo que trabalha no RH do Magazine Luiza, se você quiser posso entregar seu curriculum para ele, com uma recomendação.
– Ah Mirtis, agradeço muito, mas não precisa. Aproveitei essa oportunidade e transformei minha vida. Me reinventei. Não sou mais um vendedor de móveis. Sou um empreendedor: tenho meu próprio negócio. Sou senhor do meu destino e escritor da minha história.
– Sério Everaldo? Que bom! Fico feliz por você. Mas você está empreendendo em que?
– Em que? – Ele olha para os lados, coloca a mão no bolso, faz uma pose e solta: Nos meus sonhos! Não é fácil, mas estou praticando a resiliência pois empreendedorismo é isso: muita força de vontade, muita persistência e desistir jamais. Inclusive, estou tendo até destaque no mercado por conta da minha força. Tenho foco! É isso: sou muito focado!
– Entendi, Everaldo, mas você está focado em exatamente o que?
– Em dar Palestras!
– Então você se tornou um palestrante? Que interessante. Me dá umas dicas: onde você fez seu curso de oratória? E presença de palco?
– Já me disseram que um curso de teatro ajuda muito nisso. Me conta o caminho das pedras, vai?
– Então… – Novamente ele coloca as mãos nos bolsos e faz a mesma pose de “Nerso da Capitinga” misturado com “Armando Volta” e manda:
– Na verdade, eu mesmo me treinei. Não sei se você soube, mas eu sou Coach agora: treino as pessoas, inclusive eu mesmo.

Neste momento, eu poderia ter dado qualquer desculpa e encerrado o papo, mas não resisti, afinal eu tinha corda e, sendo eu uma pessoa muito generosa, resolvi dá-la para o Everaldo se enfocar.
Sentei no braço do sofá, que estava atrás de mim, me acomodei e disse, com a maior satisfação:

– Coach Everaldo? Conte-me mais sobre isso.
– Pois é Mirtis. Assim que saí das Casas Bahia, fiz um curso muito bom, super intensivo. Imersivo: fiquei três dias, veja bem TRES dias aprendendo a ser Coach. Saí do curso um avião! Sou Master Coach. Sou capaz de transformar a vida de qualquer um, só na base da PNL, joelho no joelho e olho no olho.
– Everaldo, em três dias você, que nunca havia feito nenhum cursinho de psicologia por correspondência, que o máximo que sabia sobre motivação era gritar “Corre Cambada”, se tornou um Master Coach capaz de transformar a vida de pessoas e ainda aprendeu PNL?
– Sim, Mirtis. Curso caro: paguei 10 parcelas de R$ 89,90 no cartão, quer dizer, estou pagando, ainda falta 8 parcelinhas. Mas vale a pena.
– Treinamento de nível internacional, não precisa nem de aperfeiçoamento.
– Entendi, Everaldo. Mas você está ganhando dinheiro com isso?
– Ainda não, porque resolvi me dedicar mais a carreira de Palestrante.
– Ah é! Esqueci que você era palestrante também. E como palestrante?
– Você já conseguiu ganhar dinheiro?
– Na verdade, ainda não. Eu fiz algumas Palestras pro bono. Mas já tô começando a avisar o povo que de graça não vou mais.
– E sua Palestra é sobre o que?
– É autobiográfica: conto minha história de sucesso e superação como Empreendedor. Dou várias dicas de como chegar lá.
– Eita, acho que perdi alguma coisa… …Você me disse que era Empreendedor, mas não entendi direito. Você está empreendendo em que exatamente?
– Ôooo Mulher! Não prestou a atenção em nada do que falei né? Sou Empreendedor no segmento de Palestras e Coaching e também, sou Coach de Palestrantes e Empreendedores.

Me desculpei pela desatenção, e pedi licença dizendo que ia pegar outra bebida. E fui mesmo, porque depois dessa, só bebendo!
Na saída da festa, tia Odete, mãe da minha prima/namorada do Everaldo, me chama de canto e diz:

– Mirtis, viu o Everaldo? Rapaz de ouro!!!
– Todo envolvido em assunto de modernidade. Vai ficar rico logo, logo.

Pior, que se bobear, minha tia está certa…

E antes de me apedrejarem, senhores Coachs, Palestrantes e Empreendedores “de verdade”, eu não estou desdenhando de vocês.
Esse texto não é sobre quem estuda, se dedica e realiza e sim sobre os pseudo profissionais, que invadiram o mercado para confundir os leigos e iludir os ingênuos.

Picture of Mirtis Fernandes

Mirtis Fernandes

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram