728 x 90

Então é Natal… O poder da sua linguagem e simbologia

Então é Natal… O poder da sua linguagem e simbologia

Alinhando desejos comerciais com a verdadeira mensagem do Natal

Então é Natal… O poder da linguagem e simbologia do Natal são paralelos ao poder já comprovado do poder da palavra.

Várias pesquisas mostram e comprovam esse poder. Aqui, vamos destacar apenas duas importantes contribuições a título de exemplos.

Richard Bandler e Jon Grinder, em 1970, a partir de várias pesquisas no campo da neurociência, inventaram a Programação Neurolinguística. A PNL, como é mais comumente conhecida, faz uso da linguagem e da comunicação com o propósito de realizar programações e/ou reprogramações na mente.

Outro importante estudo veio através dos experimentos de Masaru Emoto, que apresentou a teoria de que as moléculas se modificam e têm forma diferente, de acordo com a influência do meio externo. Esse experimento foi replicado por outras pessoas ao redor do mundo, chegarando aos mesmos resultados.

Ou seja, as palavras têm poder!

Para muitas pessoas, o Natal é uma época de festa, momento de fechamento de ciclos; para outras, um momento privilegiado para ganhar dinheiro; para outros, um período cansativo de cumprir os compromissos sociais e familiares, um momento de dar e receber presentes e, para outros, não significa nada.

Independentemente da nossa visão e intepretação, não podemos negar: é um momento especial, onde uma mudança significativa acontece em nossas mentes e espíritos.

Porém, mesmo que possamos aproveitar esse período e suas simbologias como uma âncora para vender mais, trabalhar os apelos e gatilhos emocionais, podemos alinhar nossos objetivos comerciais com o verdadeiro sentido do Natal e tornar esse período e suas representações em algo pedagógico e andragógico, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento das pessoas ao nosso redor.

Há uma verdadeira harmonia entre o corpo, a alma e o espírito; entre o objetivo e subjetivo; entre o consumo e a solidariedade. Por mais que todos nós queiramos vender, jamais podemos esquecer o real sentindo das festas de final de ano: a espiritualidade.

Nosso time precisa estar preparado para realizar essa sinergia entre os desejos corporativos, os desejos pessoais e os coletivos.

O que fazer?

Deixaremos aqui algumas sugestões de como nos apossar dessa fase para gerar autodesenvolvimento pessoal e profissional:

Gatilhos Emocionais Assertivos:

A linguagem, a simbologia, as representações dessa fase precisam estar alinhadas aos recursos e técnicas de atendimento humanizado, da comunicação não violenta e de uma gestão assertiva. Caso contrário, o tiro sairá pela culatra!

Planejamento estratégico:

Criar atividades antes, durante e depois dessa fase. que possam gerar, ampliar ou reforçar as conexões entre as pessoas; que possam reforçar os conhecimentos, os valores pessoais e profissionais, promover a motivação do time, incentivar e convencer sobre a importância do momento

Os símbolos:

Antes da utilização dos símbolos – a árvore, a guirlanda, os enfeites, as cores, o papai Noel, nascimento de Jesus, o Presépio, a Gruta, a manjedoura, as crianças, a família, a mesa, a refeição, os pratos típicos, as velas, o clima, a neve, a diversidade cultural e as tradições, etc. –, promover atividades de pesquisas pessoais e coletivas sobre os significados, respeitando a diversidade cultural, os valores e as histórias das pessoas.

O símbolo e aprendizado maior:

O protagonista do Natal é Jesus Cristo; é momento de lembrar, falar sobre o amor, a caridade, a humildade, solidariedade e humanidade, que nem sempre estão alinhadas com a ideia de poder, ganância, consumismo e egoísmos.

Técnicas diferenciadas:

  1. Comunicação não verbal: observar a postura, movimentação, expressões fisionômicas, microexpressões, gestos – o corpo fala – observar a conexão entre a simbologia do momento, com a expressão corporal, a apresentação pessoal e microexpressões;
  2. Voz: Tom, volume, articulação, dicção, entonação, ênfase, ritmo e projeção;
  3. Conteúdo: argumentos, contra-argumentos, objeções, poder de persuasão, objetividade, clareza e concisão.

Se os símbolos são representações e as palavras têm poder, sim, podemos contribuir para que o Natal possa ser um momento novo dentro de nossos projetos pessoais e coletivos.

Nós, do Instituto Intrepeds, estamos preparados para atender suas demandas de final de ano. Somos uma empresa especializada no treinamento e desenvolvimento humano.

Oferecemos para a comunidade empresarial, um conjunto de atividades, palestras, workshop e cursos para fazer, desse momento de festas, um momento de crescimento pessoal e profissional. Onde esse momento especial possa ser um momento de consolidação e de afirmação da sua marca, propósito e missão.

Contatos:

Site: www.intrepeds.com.br
E-Mail: [email protected]
Facebook: Sirley Machado Maciel
Instagram: @sirleymachadomaciel
Telefones: (41) 99996-7063 – 99278-4823

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

1 comentário

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

1 Comentário

  • Rui Valese
    18 de novembro de 2022, 22:05

    O Natal é muito mais do que uma simples data destiva. Muito mais do que um momento de, próximo do final do ano, começarmos e fazer um balanço do ano anterior e começar a planejar o ano que se avisanha. Para quem acredita, há uma magia no ar, um clima diferente e envolvente.
    Parabéns Sirley por resgatar essa magia e simbologia só Natal…

    RESPONDER

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!