10 Dicas de Ouro para O Sucesso na Entrevista de Emprego

0
101
Entrevista de emprego

O momento mais importante na busca em uma recolocação é a “tão temida” Entrevista de Emprego. Existem fatores que fazem a total diferença quando você está na frente do entrevistador.

A busca do profissional certo para a função que a empresa está disponibilizando, envolve conhecer o perfil de cada candidato mediante técnicas específicas aplicadas pelo entrevistador, identificando neste primeiro momento da seleção, as características necessárias para a função disponível.

A entrevista cria uma expectativa e uma tensão que poderá oscilar o estado emocional e o comportamento do candidato, dificultando muitas vezes expressar o seu pleno potencial que o habilitará a contribuir para o aumento de produtividade e resultados da organização.

Por isso se faz necessário uma preparação de ordem física e emocional para obter êxito neste momento decisivo – a Entrevista.

Enumeramos 10 aspectos que ajudará você a ter êxito na sua entrevista de Emprego:

1 – Faça uma Pesquisa sobre a empresa

Busque informações sobre a empresa na qual você pretende trabalhar. Procure saber sobre a missão, valores, produtos/serviços oferecidos e a cultura organizacional.

Procure no LinkedIn o nome e foto dos responsáveis da empresa para associar cargos e fotos. Isto vai deixar você mais autoconfiante e ganhar a confiança do recrutador, contribuindo para criar um clima de empatia na hora da entrevista.

2 – Estude sobre o seu cargo

Estude e se atualize sobre o seu cargo pretendido. Quanto mais conhecimento sobre o cargo mais chance você terá de ser selecionado. Você poderá ser convidado a falar sobre a sua experiência profissional.

3 – Conheça o seu currículo de uma ponta a outra

O currículo é o seu cartão de visita. Conseguir chamar a atenção do recrutador através dele é um dos maiores desafios de quem está procurando emprego.

Deve ser simples, conciso, elaborado de forma bastante clara e objetiva. No currículo você deve transmitir todo o seu potencial através da sua trajetória profissional, competências, conquistas, formação acadêmica e principais cursos.

Prepare-se para responder a perguntas sobre sua experiência profissional, empregos anteriores, cursos, de forma clara e coerente com o conteúdo do currículo.

4 – Tenha todos Dados da entrevista

Data, Local, Endereço, Horário, Documentos necessários, Precisa confirmação? Locomoção. Você precisa checar todas estas informações para evitar imprevistos.

A pontualidade é imprescindível. Chegar com antecedência no local para que ocorra tudo com tranquilidade. Nada pode ser mais prejudicial em uma entrevista do que chegar atrasado. Isso pode até interferir na decisão do recrutador sobre você

5 – Vestir-se de forma adequada

Quando o assunto é entrevista de emprego, a primeira impressão que passa ao recrutador pode influenciar todo o processo.

Pelo menos é isso que mostra uma pesquisa realizada pelo site americano Career Builder.

Segundo o levantamento, metade (51%) dos entrevistadores decide nos primeiros 5 minutos se um candidato é bom para o cargo.

Para uma maior assertividade na escolha da roupa, entre no site, faça uma pesquisa on-line e conheça melhor o estilo da empresa, identificando se o local exige um traje formal ou informal.

Com relação a cores, prefira cores neutras e formas simples.

6 – Coerência nas mídias Sociais

Os recrutadores geralmente começam a pesquisar o seu perfil nas mídias sociais. Portanto a sua postura desde a sua foto do seu perfil, o que você posta e os seus comentários dizem muito a seu respeito.

Na hora da entrevista, estabeleça uma coerência entre a sua fala e o seu perfil nas mídias sociais.

7 – Linguagem Corporal adequada para a entrevista de emprego

Para ser convincente, além da clareza na fala, observe também sua linguagem corporal e tom de voz.

Para uma boa comunicação é necessário que haja coerência entre o que falamos e a nossa postura. Alguns gestos podem demonstrar oscilação no seu estado emocional e insegurança, portanto, atenção a alguns deles.

7.1 – Aperto de Mão.

Aguarde que o entrevistador o faça e só então retribua de forma firme.

7.2 – Sorria.

A expressão sorridente demonstra otimismo e entusiasmo, sendo esta linguagem corporal a mais indicada numa entrevista de emprego.

7.3 – Mantenha a cabeça erguida.

Mantenha uma postura ereta com ombros e cabeça erguidos, demonstrando autoconfiança. Faça uma discreta inclinação frontal, expressando atenção ao entrevistador.

7.4 – Contato Visual.

Permanecer a maior parte do tempo com o contato visual com o entrevistador. Isto demonstra atenção, interesse e foco na entrevista

7.5 – Coloque ambos os pés no chão.

Evite a posição de pernas cruzadas ou balançando. Mantenha os pés paralelos assentados no chão.

8 – Esteja preparado para as perguntas mais frequentes

Além do currículo, é importante se preparar para questões que podem ser abordadas pelos recrutadores. Mantenha a calma e a tranquilidade, fale com clareza e segurança.

Conheça algumas das perguntas mais frequentes nas entrevistas, como testes dos candidatos e se prepare para respondê-las, caso lhes sejam direcionadas:

Fale sobre você. Por que você se candidatou a esta vaga? Por que devemos contratá-lo? Como você poderia contribuir com a nossa empresa?
Quais as suas habilidades? Descreva uma experiência difícil em um trabalho e como você lidou. Quais os seus pontos fortes e fracos? Como você lida com as pressões do trabalho?

Treinando suas respostas para estas perguntas, você poderá ficar mais preparado evitando surpresas e oferecendo respostas mais inteligentes.

9 – Nunca minta sobre algum dado pessoal ou profissional

Para os recrutadores, ser pego mentindo é a forma mais fácil de arruinar uma entrevista de emprego. Na era digital é muito fácil checar as informações do currículo dos entrevistados.

Fale sempre a verdade e no caso de algum aspecto que você considere pouco favorável, demonstre seu interesse em se desenvolver profissionalmente.

10 – Pergunte e Fale somente o Necessário

Seja objetivo e claro em suas respostas. Pontue somente aquilo que possa ser importante e fazer a diferença para conquistar a vaga. Caso o entrevistador lhe faça mais perguntas, então você pode complementar as informações.

Às vezes o recrutador abre espaço para o entrevistado fazer perguntas. Então, se prepare e aproveite este momento para levantar algumas questões para se possam demonstrar o seu interesse pela vaga.

Você poderia perguntar, por exemplo, quais os objetivos da empresa, qual a sua expectativa de resultados com relação ao candidato que ocupará a vaga.

As perguntas deverão ser construídas perguntas dentro do contexto da área pretendida com a sua candidatura.

Para ser mais assertivo, procure conhecer bem sobre a função à qual você está se candidatando.

Uma última Dica, que não é menos importante do que as anteriores: Invista em processo de Coaching principalmente com ferramentas da PNL e Inteligência Emocional. É um investimento que vale muito a pena!

Pense nisso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here