728 x 90

Enxergando o futuro

Enxergando o futuro

Projeto de inclusão social através do ensino 100% on-line e gratuito do Sistema Braille para pessoas com deficiência visual está com inscrições abertas.

Enxergando o futuro é o nome do projeto criado pela empresária Daniela Reis Frontera que leva o Braille a pessoas dentro e fora do Brasil.

Quem é Daniela Reis

Daniela Frontera é CEO da rede de farmácias Florallis, idealizadora do Projeto Enxergando o Futuro, paratleta vice-campeã da modalidade Para-Tambor e Mentora no ensino do Braille.

Ao longo da sua jornada, Daniela fez várias palestras e participou de muitos encontros empresariais, dentre outros eventos. Mas em 2021 estruturou o Método Daniela Frontera que consiste em palestras com experiência onde o foco é o desenvolvimento de equipes para alta performance e solução.

“As palestras são desenvolvidas através da experiência dos sentidos onde a plateia é levada a desenvolver uma cultura de busca da solução para ter o melhor resultado”. (Instituto Daniela Frontera).

 A criação do Projeto Enxergando o Futuro

Daniela foi diagnosticada com retinose pigmentar aos 23 anos, uma patologia que leva à perda gradativa do sentido da visão pela degeneração das estruturas fotorreceptoras da retina.

Ao perceber a dificuldade para ler textos impressos, procurou quem lhe ensinasse o Braille que consiste em um sistema de leitura e escrita com pontos em relevo utilizado por pessoas cegas ou de baixa visão.

Encontrar quem lhe ensinasse o método, não foi tarefa fácil. Por isso, Daniela prometeu que, depois de aprender ela mesma, encontraria uma forma de ensinar a outras pessoas com deficiência visual.

Assim nasceu o Enxergando o Futuro, como um caminho para a inclusão social de pessoas cegas e de baixa visão através do acesso ao mundo da leitura.

“Começamos na minha cidade, Duartina, interior de São Paulo, com dez alunos. Contudo, em março de 2020, com o início da quarentena, as atividades tiveram que ser suspensas”, lembra Daniela.

Com seu espírito empreendedor e determinado, foi em busca de uma solução para dar continuidade ao projeto unindo forças com o amigo Ricardo Barreiros.

Juntos, lançaram a plataforma digital do Enxergando o Futuro. Um recurso totalmente acessível para usuários de programas leitores de tela que possibilita ao estudante acessar o treinamento e os materiais do curso, além de receber orientações dos instrutores voluntários.

“Criamos uma plataforma totalmente acessível e gratuita para que os deficientes visuais iniciassem a alfabetização por meio do Braile passo a passo. Foi um desafio e tanto! No início houve rejeição, algumas pessoas não acreditavam no ensino a distância. Porém, em três meses passamos de dez para 100 alunos. Hoje, deficientes visuais de Portugal, África do Sul, Inglaterra, Suíça, Portugal, Guiné-Bissau, Moçambique e Cabo Verde iniciaram suas aulas por meio da plataforma. O projeto cresceu, mas queremos mais. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual. No Sudeste, 3,1% da população são afetados, ou seja, 2.508.587 pessoas com cegueira ou baixa visão. Portanto, tem muita gente para alcançarmos ainda”, comentou Daniela.

O resultado foi o sucesso do projeto evidenciado pelo crescimento no número de alunos. Atualmente, são quase 200 estudantes em 24 Estados brasileiros e além disso, cruzou fronteiras chegando a Portugal, África do Sul, Inglaterra, Suíça, Guiné-Bissau, Moçambique e Cabo Verde.

Para Daniela, poder ler também é uma forma de inclusão e o Braile é o caminho para isso.

“Ele é a cartilha das pessoas com deficiência visual, principalmente, das crianças que nascem cegas, que, ao se alfabetizarem pelo método, conhecem o mundo por meio desses pontinhos. Com o Braile, conquistamos a autonomia necessária para a nossa qualidade de vida”, afirma.

 

Inscrições abertas

 O Projeto Enxergando o Futuro está com inscrições abertas para sua 37ª turma. As aulas são gratuitas e realizadas por meio de uma plataforma on-line. Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (14) 99740-8217.

Para saber mais sobre o projeto visite:

 

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

2 comentários

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

2 Comentários

  • Dhaventura Oficial
    11 de fevereiro de 2023, 18:20

    Adorei a matéria! PArabéns!

    RESPONDER
    • Juliana Santos@Dhaventura Oficial
      11 de fevereiro de 2023, 20:45

      Olá Dhaventura Oficial! Agradeço seu feedback. Por favor, compartilhe a informação e ajude-nos a divulgar o projeto! Um abraço!

      RESPONDER

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!