Estratégias de modelagem em PNL

2
364
PNL - Programação Neurolinguística

A PNL (Programação Neurolinguística) é a arte e a ciência da excelência do comportamento humano. Ela estuda os padrões criados pela interação entre o cérebro, a linguagem e o corpo.

É um programa contínuo de desenvolvimento pessoal, onde se estuda como se processa o pensamento e a estrutura da experiência subjetiva.

Nas últimas décadas, através da utilização de técnicas extremamente eficazes, a PNL constitui a base do conteúdo de muitas abordagens para os processos de Mudança e da Comunicação nos treinamentos de vendas, seminários sobre comunicação, salas de aula e conversas, apresentando com frequência resultados rápidos e visíveis, confirmando cada vez mais o poder desta forma de trabalho que nos capacita para a geração de resultados excepcionais.

Modelagem

“A Modelagem do comportamento envolve a observação e o mapeamento dos processos bem-sucedidos que formam a base de algum tipo de desempenho excepcional.” Robert Dilts

Já aconteceu com você de ter se surpreendido de algo que você fez, algo com um resultado tão impactante que você se perguntou: UAU!!! Como consegui fazer aquilo?

A PNL nos ensina a entender e a modelar nossos resultados extraordinários para que possamos repeti-los e até mesmo ensinar a modelagem desse o processo para outras pessoas.

A Modelagem é o processo de codificação do talento. É a compreensão, através de técnicas específicas, de como as coisas funcionam, como uma pessoa constrói a sua expertise, como ela faz para obter resultados consistentes.

O propósito da modelagem comportamental é criar um “modelo” deste comportamento, de forma a possibilitar a sua reprodução por outra pessoa, na mesma sequência de padrões de pensamentos, incluindo traçar o perfil de comportamentos/fisiologia, crenças e valores, estados internos e estratégias.

A Modelagem do comportamento envolve a observação e o mapeamento do processo do desempenho da expertise de alguém.

Ela sugere que devemos assimilar primeiro o processo todo, para depois segmentá-lo em partes, facilitando assim encontrar as respostas para “O Que”, “Como”, “Quando” e em que ordem os elementos são arranjados.

Os procedimentos da modelagem na PNL envolvem a descoberta de como o cérebro (Neuro) está operando, a análise dos padrões de linguagem (“Linguística”) e a comunicação não verbal.

Os resultados desta análise depois são colocados em estratégias de passo a passo ou programas (“Programação”) que podem ser usados para transferir essas habilidades para outras pessoa e áreas.

Fases do Processo de Modelagem

O Processo de Modelagem se divide em três fases, abaixo descritas. Sendo estas, observadas com sucesso, é possível modelar qualquer comportamento humano.

Primeira fase: Observar o modelo enquanto ele está tendo o comportamento que se quer modelar. A pessoa se concentra naquilo que o outro faz (comportamento e fisiologia), como ele o faz (estratégia do pensamento interno) e por que ele o faz (crença e pressuposições em que se apoia).

Aquilo que ele faz pode ser obtido através da observação direta; como e o porquê são obtidas através de perguntas.

Segunda Fase: Analisar sistematicamente os elementos do comportamento do modelo para identificar o que faz a diferença. Levantar o máximo de elementos do comportamento e depois fazer a análise do que realmente é necessário.

Perceber uma situação ou um comportamento a partir de múltiplas perspectivas permite a pessoa obter insights e conhecimentos mais amplos com relação

Terceira Fase: Elaborar uma rotina para ensinar as habilidades inerentes ao processo de modelagem, a outras pessoas. Se observada todas as fases, obteremos os mesmos resultados da pessoa modelada.

Para que consigamos um resultado efetivo no Processo de Modelagem, precisamos dominar as crenças, a fisiologia e os processos mentais.

Três perspectivas básicas em Modelagem

A PNL descreve três posições de perspectivas, a partir das quais, podemos coletar e interpretar as informações. Todas as três perspectivas são fundamentais para um resultado efetivo em uma modelagem do comportamento.

1ª. Posição: Associada na própria perspectiva de alguém.
  • É quando eu me comporto como se “eu mesma” estivesse dentro da situação, sentindo a partir da própria visão que tem do evento. Um exemplo é quando um palestrante que está iniciando se espelha em outro palestrante de renome.
    Ele vai procurar identificar a forma de pensar, de se preparar e de agir daquele que é a sua referência ou modelo, para chegar naquela posição.
2ª. Posição: Percebendo a situação a partir do ponto de vista de outra pessoa.
  • Quando nos colocamos na posição da pessoa que será modelada, fazendo o possível para pensar e agir da mesma forma que essa pessoa agiria.
    Na 2ª. posição podemos ter acesso aspectos significativos de como essa pessoa age, mesmo que sejam atitudes inconscientes.
3ª. Posição: vendo a situação como um observador não envolvido.
  • Estamos fora da cena, sem nos envolver, observando de longe, a pessoa modelada interagindo com outras pessoas (inclusive conosco).
    Nesta posição, não existem julgamentos pessoais. Apenas percebemos e registramos todo processo.

Estratégias de Modelagem

Estratégias é maneira como a pessoa organiza seus pensamentos e comportamento para desempenhar com sucesso uma tarefa.

Uma metáfora para os componentes e uso das estratégias vem da área da culinária.

Uma receita não é nada mais do que uma estratégia, um plano específico. Primeiro você precisa os ingredientes certos: os sistemas representacionais.

Você precisa as qualidades e quantidades dos ingredientes: as submodalidades.

Você precisa saber quando fazer o quê e em que ordem: meta e sequência.

O que aconteceria se, ao bater o bolo, você usasse primeiro o que o confeiteiro pôs no fim? Você produziria um bolo da mesma qualidade? Certamente que não!

Se, no entanto, usar os mesmos ingredientes, nas mesmas quantidades, na mesma sequência então é claro que obterá resultados similares.

Estratégias são como a combinação para o cofre dos recursos de seu cérebro. Mesmo que conheça os números, se não os usar na sequência certa, você não será capaz de abrir a fechadura.

No entanto, se pegar os números e a sequência certos, a fechadura abrirá todas as vezes. Assim, você precisa encontrar a combinação que abre seu cofre e também aquela que abre o cofre das pessoas.

Quais são os blocos de construção da sintaxe? Nossos sentidos.

Lidamos com inputs sensoriais em dois níveis – interno e externo. Sintaxe é a maneira como juntamos os blocos do que experimentamos externamente e o que representamos para nós, internamente. Por exemplo: você pode ter duas espécies de experiências visuais.

Conclusão

Os padrões, habilidades e técnicas, identificados através do processo de Modelagem são cada vez mais utilizados em terapia, no campo da educação, finanças, saúde e relacionamentos, visando criar um nível de comunicação cada vez mais eficaz, um melhor desenvolvimento pessoal e uma aprendizagem mais rápida.

Se identificarmos e codificarmos a nossa estratégia para atingir as nossas metas, conheceremos quais as chaves a serem utilizadas para iniciar o processo de modelagem e como produzir os resultados que queremos.

Modelar é aprender os segredos da excelência comportamental, através da duplicação das estratégias neurológicas das pessoas que já encontraram as respostas mais eficientes para conseguir desempenhar com êxito a sua expertise.

Significa aprender o processo pelo qual elas geraram os comportamentos que as levaram a obter os resultados que obtiveram e repeti-lo, de acordo com as nossas necessidades, o nosso contexto e os recursos que temos.

REFERÊNCIA Bibliográfica:
  1. O’Connor, Jo; Seymour, J. – Introdução a Programação Neurolinguística, São Paulo: Summus Editorial,1990.
  2. Andreas, S.; Faulkner,C. PNL – A Nova Tecnologia do Sucesso
    – Editora Campus
  3. Knight,S. A Programação Neurolingúistica e o Sucesso nos Negócios –– Ed Ediouro
  4. Bandler, R.; Grinder.,J.Sapos e Príncipes. Summus Editorial
  5. Robbins, A, Poder sem Limites. Editora Best Seller.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here