Dentre as áreas que tiveram melhor desempenho, destaca-se o setor de hotelaria e turismo, especialmente, com o aumento do turismo no Brasil pela alta do dólar.
Apesar da crise brasileira o Franchising continua em crescimento, segundo avaliação feita pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, onde o segundo trimestre de 2018 teve crescimento de 8,4% em faturamento do setor.
Isto é muito bom e deixa uma expectativa de voltar a crescer 2 dígitos no terceiro e quarto trimestre de 2018.
O franchising emprega no Brasil, 1.224 milhão de pessoas, diretamente empregadas no setor e se considerarmos os empregos gerados indiretamente, chega-se a 5 milhões de pessoas empregadas. Isto é muito relevante e mostra a força do franchising no Brasil.
Nos últimos anos houve um movimento de interiorização do franchising.
Saindo dos grandes centros e chegando as cidades menores, levando a qualificação profissional para estas praças, que é característica das franquias.
As franqueadoras sempre investiram em formação de equipes, muitas têm suas universidades corporativas. Atualmente, o EAD tem acelerado este processo e facilitado os treinamentos de franquias mais distantes.
As franqueadoras, não param no tempo, estão sempre investindo em inovações que geram reflexo positivo nas vendas.
Dentre as áreas que tiveram melhor desempenho, destaca-se o setor de hotelaria e turismo que continua em franco crescimento, especialmente, com o aumento do turismo no Brasil pela alta do dólar.
As perspectivas para o segundo semestre de 2018 são de alta, principalmente nas áreas de entretenimento, tecnologia, e-commerce, hotelaria, turismo e áreas ligadas a educação.
No segundo semestre haverá a Expo Franchising Rio, feira de franquias do Rio de Janeiro que expõe mais uma vez a força do franchising no Brasil.