Search
Close this search box.

Gerencie seu Desenvolvimento de Carreira e se Surpreenda

Atue como protagonista no desenvolvimento de sua carreira.

Muito tem se falado sobre a importância do desenvolvimento de carreira, porém a quantidade de profissionais, de fato, comprometidos com o seu avanço profissional não se evidencia tanto.

É claro que há todo um movimento em busca de conhecimento, ferramentas e métodos que facilitam o percurso rumo a progressão da carreira e mesmo assim as empresas continuam queixosas em relação a evolução de seus profissionais.

Meu convite é para que você reflita sobre os seguintes questionamentos:

Você tem transformado em resultado todo conhecimento adquirido, ou está à espera do famoso momento certo? Você é o gestor da sua carreira, ou é a empresa onde você atua? Quem determina a sua remuneração? Você ganha o que você vale? Qual a distância entre o seu cargo atual e do cargo em que pretende chegar?

Isso independe de sua posição hierárquica, seja você um auxiliar ou um diretor, até porque o diferencial mesmo não está necessariamente no cargo ocupado, mas sim no movimento que o profissional faz para se manter com eficiência onde se encontra e no empenho para seguir adiante.

Há tempos que a carreira do profissional vem sendo cuidada pelas empresas, recebendo o nome de plano de carreira, graças a esta investida das organizações muitos profissionais conseguiram se desenvolver e atingir os cargos por eles almejados, contudo, vale lembrar que cabe a cada um cuidar de sua carreira e desenvolvê-la de acordo com suas habilidades e competências.

Se você não fizer isso, alguém fará por você e o grande problema é que o resultado nem sempre é o que você tanto sonhou.

É comum profissionais atuarem em áreas que se identificam por anos e não saberem reconhecer suas próprias habilidades, ou não terem ideia de qual rota seguir no desenho de sua carreira, assim como há casos em que o profissional possui o conhecimento de suas habilidades e não sabe como aplicá-las em seu trabalho, ou na alavancagem de sua carreira.

Antes de qualquer investimento voltado para conhecimento técnico e comportamental é interessante primeiro fazer um alinhamento entre o percurso que deseja seguir em sua carreira.

Sugiro que pesquise quais cargos estão entre onde você está e onde pretende chegar, e as habilidades que precisam ser desenvolvidas ou reforçadas, para que assim possa ter maior êxito na busca de novos cursos ou treinamentos.

Há casos em que o profissional precisa mais EXECUTAR o que já sabe do que adquirir novos conhecimentos.

O ponto de partida para atuar como protagonista de sua carreira e desenvolvê-la é:

Identificar suas habilidades e como funciona sua área de atuação, elaborar um mapa de cargos a serem percorridos e aperfeiçoar-se nas competências necessárias.

Picture of Claudia Deris

Claudia Deris

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram