O processo de gestão hospitalar deve prever e proporcionar uma soma de valores éticos e humanos, qualidade de vida e humanização.
As novas perspectivas do mercado vêm contribuindo para a implantação de novos conceitos e modelos de gestão de pessoas.
Não podemos deixar de ressaltar que as organizações hospitalares estão em processo de mudanças e em busca de adaptações a este novo contexto.
Atingir a excelência na área hospitalar é importante para o bom desempenho de cada função. A satisfação do cliente e o aperfeiçoamento contínuo em Gestão de Qualidade é primordial na área da saúde.
Obter uma visão holística facilita o processo de planejamento, liderança e controle.
A área hospitalar, em especial necessita aprimorar o processo de humanização, pois seu principal papel é cuidar de vidas.
Pensar em humanização é pensar em resgatar o respeito a vida e deve ser levado em consideração as situações sociais, ética, educacionais e psíquicas.
Um dos principais papéis da administração hospitalar é abordar a forma de como o ser humano deve ser atendido, pois é um cliente que está em um processo difícil, afinal há doentes envolvidos.
A valorização do ser humano especialmente o paciente, deve ser foco na gestão hospitalar. Procurar ter uma visão ampla do assunto, observar as novas tendências do mercado e desenvolver um capital humano é essencial.
Essas atividades obtêm um grande impacto, tanto na imagem institucional como na imagem de um atendimento humanizado.
O processo auxilia o aumento da qualidade de vida do paciente e dos funcionários. Várias atividades auxiliam no requisito em humanização de funcionários, como peças teatrais, leituras, jogos e palestras.
Humanizar não é um fato simples, pois se enquadra em mudanças que envolve paradigmas de gestão.
As participações efetivas em processos por parte dos profissionais, tomadas de decisões, tarefas bem estruturadas e definidas passam a ser mais nítidas na instituição.
Não há dúvidas que o gestor é o principal responsável pela busca da melhoria, aprimorar recursos que devem ser utilizados, manter o equilíbrio e atender as necessidades básicas dos pacientes traz uma percepção diferenciada ao administrador hospitalar e seu retorno significativo.
Pensar em gestão hospitalar traz a área uma harmonia e relacionamento melhores, desde os funcionários entre si, como os processos administrativos.
O principal objetivo é visar um atendimento integral da paciente, resumindo, repensar nas práticas da instituição para um atendimento.
O fato de humanizar, traz a instituição a dignidade ética e os valores humano de uma forma completa. Dar a oportunidade a palavra dos profissionais da saúde, da forma que proporcionem um espaço ao diálogo e a ações que possam ser promovidas é um diferencial.
É importante salientar que a humanização e a gestão hospitalar vão além de modismo, o processo envolve projetos, ideias, reuniões e discussões que devem estar relacionadas a valores éticos e morais, o qual devem ser práticas diárias, no qual torne um hábito.