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História da moda

História da moda e marca pessoal, uma ligação atemporal

Relação entre história da moda e marca pessoal, na vida digital

História da Moda e marca pessoal são temas que podem parecer muito distantes, e há quem pense que nem exista relação entre ambas, porém elas são muito similares diante da necessidade de se comunicar, que vem desde muito tempo mesmo, antes da existência do termo da moda em si.

A forma de apresentar-se ao mundo se adequou às necessidades externas, como exemplo, os homens primatas que precisavam cobrir o corpo por conta do frio e proteção, como também se fez necessária para que as tribos e grupos se identificassem entre si, fazendo assim uso de pinturas corporais e adornos para tal demonstração de pertencimento e de manifestação de sua cultura.

O mesmo ocorreu quando o luxo passou a ser ostentado em forma de vestimenta, a partir do momento em que o homem descobriu os tesouros que a Terra poderia proporcionar, demarcando através da aparência física, com adereços de ouros, pedras preciosas e tecidos raros, os limites entre a nobreza e os demais povos.

Outro fato muito interessante, é sobre como a questão da vestimenta passou a ter uma aparência mais simples e minimalista, que propunha roupas que fossem feitas com menos recursos de matérias primas e fossem mais usuais, a partir dos eventos de guerras e com a chegada da Revolução Industrial.

É intrigante como o mesmo processo acontece ainda hoje na era digital, trazendo à tona a relação entre história da moda e marca pessoal, quando precisamos mostrar através da nossa aparência uma ideia de qualificação profissional, valores, posição social, capacitação e autoralidade.

Principalmente se tratando da exposição digital, onde a aparência agregada a nossa imagem, estará passando essas impressões através do primeiro contato visual e formando validações dessa análise em alguns mínimos segundos.

Através de alguns estudos sabemos que uma pessoa leva de três a sete segundos para formatar a primeira impressão de uma outra pessoa, a partir do primeiro contato visual, dessa forma o cérebro busca em seus arquivos uma maneira de classificar se essa pessoa é boa, ruim, um bom profissional ou não.

E isso nada tem a ver com questões espirituais ou místicas, e sim questões psicológicas, e uso de dados armazenados na nossa máquina central.

As cores utilizadas na vestimenta também têm o poder de transmitir intenção e ou sentimentos ao espectador acessando dados cerebrais, portanto devemos saber qual mensagem queremos enviar e assim criar um visual adequado para causar uma boa receptividade, e conseguirmos a interpretação e percepção corretas causando no espectador o resultado desejado.

Através desses conceitos, consultores de moda, estilo, e marca pessoal estão cada vez mais tendo a oportunidade de passar o conhecimento de que a história da moda em geral é um tema muito abrangente e atual, comprovadamente através de estudos, como:

  • Análise de biotipo corporal – abrange a área de design e interpretações harmoniosas ao cérebro;
  • Direcionamento de arquétipos – induz ao cérebro o recebimento de informações já formatadas que são acessíveis, criando assim alguma forma de identificação;
  • Análise de Cores – transmite ao espectador sentimentos e percepções;
  • Escolha de estilo universal – criando um padrão de visual, e causa autoralidade e confiabilidade no espectador, que recebe de alguma maneira sempre a mesma mensagem.

De forma geral o tema da moda, já foi relacionado a valores supérfluos e desnecessários, mas a partir desses estudos e conhecimentos, podemos notar que ele se torna importante e valioso, quando bem utilizados.

Esses estudos direcionados a intenção correta, pode gerar e agregar valor a cada indivíduo que necessita transmitir uma marca ou informação relevante aos seus contatos, clientes, superiores, familiares e espectadores de forma geral, aumentando dessa forma o capital da sua imagem pessoal.

Em resumo temos diante de nós, uma nova ferramenta, muito importante de transformação pessoal, mudança, e autoconhecimento, que pode gerar benefícios incríveis de autoestima e confiança para muitas pessoas que buscam de alguma forma fortalecer sua postura e identidade pessoal.

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Fernanda Vaz

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