Esta afirmativa é um mito ou verdade?
Idade adulta fator limitante: Vários fatores influenciam no aprendizado de um segundo idioma. Muitos defendem que a idade é um deles.
Muitos centros de idiomas e colégios bilíngues vendem a ideia de que quanto mais cedo se iniciar os estudos de idiomas, melhor para sucesso da aprendizagem.
Porém será mesmo uma verdade absoluta? A idade certa, a janela da aprendizagem é real?
O que percebo através de pesquisas e vivências, é que esse pensamento tem contribuído para a criação de crenças extremamente limitantes.
Os mesmos centros e colégios não levam em consideração alguns fatores. Por exemplo, a diferença no ensino para adultos e crianças.
Focados apenas na pedagogia e desenvolvimento infantil, toda a metodologia e estratégia são voltadas para chamar a atenção da criança.
A forma como um adulto aprende e interage com os conteúdos têm sido ignorados. Há uma adaptação de vários métodos, uma verdadeira colcha de retalhos.
Por haver grandes diferenças entre os adultos e crianças, na sua forma de aprendizagem, onde se aplica apenas a Pedagogia, ao invés da Andragogia, bloqueios emocionais acabam sendo criados, resultando em frustrações e fracassos, atribuídos assim à idade do aluno.
O nosso cérebro possui plasticidade, quanto mais você utilizar, mais sinapses serão criadas através das experiências e é exatamente aí que entra o resultado positivo na aquisição do idioma.
Mudanças na abordagem, na entrega do conteúdo, na interação do professor e aluno, farão com que os adultos aprendam igual ou até mais rápido do que as crianças.
Os fatores que influenciam, e podem limitar a aprendizagem de qualquer habilidade, em qualquer idade são:
- Alimentação inadequada (falta de nutrientes adequados comprometem o funcionamento do sistema nervoso central; alimentos gordurosos ingeridos momentos antes do estudo);
- Ambiência (ruídos, poluição sonora e iluminação), metodologia adequada à faixa etária e fatores emocionais;
- Desidratação: a desidratação pode causar confusão mental, tontura e dores de cabeça;
- Problemas físicos relacionados ao aparelho fonador;
- Neurológicos;
- Fatores emocionais.
Todos esses fatores serão detalhados em outros artigos fazendo parte da série dos fatores que podem limitar a aprendizagem.
Como pudemos observar, o fator idade não faz parte dessa lista e vale ressaltar que é um mito. A idade adulta não é um fator limitante para aprender inglês de forma eficiente.
Quando os professores estão ensinando o idioma para crianças, preocupam-se em criar experiências marcantes e significativas. As crianças estão mais abertas, livres de pré-julgamentos e medos de cometerem erros.
Já os adultos, entram na sala de aula com todos os paradigmas formados e cristalizados, reforçados por dezenas de artigos sobre o assunto.
A aprendizagem está relacionada à memoria. Aprendemos o que é relevante. Retemos as informações a partir das experiências, das memórias afetivas.
Portanto, para que adultos aprendam de forma efetiva, assim como uma criança, um dos fatores a serem considerados é a abordagem. A forma como o idioma é apresentado deve ser diferente.
Devem ser geradas relevância e experiência emocional. Trata-se do como, e não só para quem.
A menos que centros de idiomas e colégios bilíngues aceitem que há uma diferença a ser respeitada e adotem abordagens diferenças, as crenças continuarão sendo alimentadas de forma negativa e adultos continuarão frustrados.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.