728 x 90

Ikigai – A vida com propósito

Ikigai – A vida com propósito

Um novo ciclo está começando e você ainda não sabe o que fazer da vida

Ikigai é uma das ferramentas que te ajudarão neste processo. Ela não tem uma tradução literal, significa “propósito de vida”, “razão de ser”, ou “o motivo pelo qual te faz levantar da cama todos os dias”.

Este termo surgiu em Okinawa, um conjunto de ilhas ao sul do Japão, onde há pessoas centenárias.  Esta ilha também é conhecida como “Terra dos Imortais“. Seus habitantes afirmam que Ikigai é o segredo para a longevidade.

Se você é uma pessoa que já trabalha com o que gosta, está feliz com o tipo de vida que está experienciando, e se sente realizado e feliz com o que tem, provavelmente você encontrou seu Ikigai.

Se este ainda não é o seu caso, entenda o porquê é importante conhecê-lo.

O ikigai nos ajuda a entender o porquê do querer o que queremos.

Muitas vezes nós não nos perguntamos o porquê de correr atrás dos nossos desejos, sonhos ou objetivos.

Entender o que te faz sair da cama todos os dias, traz uma motivação interna e duradora.

É o tipo de motivação que é capaz de manter você caminhando em direção aos seus objetivos.

É a motivação que te leva à ação, a fazer o que precisa ser feito mesmo quando você não quer.

Quem consegue encontrar essa razão de agir, encontra seu ikigai.

No livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, de Ken Mogi, esta escrito que uma das razões para explicar essa longevidade é que as pessoas daquelas ilhas sabem o que gostam de fazer e se dedicarem a essa atividade toda a sua vida.

Se pudermos ganhar a vida fazendo aquilo que gostamos, a tendência é que façamos nossas atividades com muito mais satisfação, cuidado e produtividade.

Para você encontrar seu ikigai é necessário se voltar para dentro. É imperativo ter uma conversa sincera consigo e ter um bom autoconhecimento.

Responda sinceramente as quatro perguntas abaixo:

  1. O que eu amo?
  2. No que eu sou bom?
  3. No que eu posso ser pago para realizar?
  4. O que o mundo precisa e eu posso oferecer?

Ikigai

Uma alma empreendedora é aquela que é capaz de transformar seu ikigai em realidade, identifica oportunidades e busca soluções para construir algo que seja sustentável e útil para a sociedade.

Com sua capacidade de transformar suas ideias em projetos rentáveis, ela expande seu ikigai e passa a ter meios de melhorar tanto a si mesmo, quanto à vida de outras pessoas. Por meio dessas iniciativas, ela alcança o fechamento do círculo do ikigai, tornando-se um empreendedor de sucesso.

Quando eu respondi a essas perguntas, comecei a observar minha vida e percebi que sempre fiquei acima do peso quando estava insatisfeita com o tipo de vida que estava levando, geralmente trabalhando com coisas, pessoas ou situações que não gostava ou passando por determinadas situações que eu estava de pé e mãos atadas.

Ainda neste processo de autoavaliação, percebi também que, todas as vezes que eu estava em uma sala de aula, dando treinamentos, ou ajudando alguém com administração, informática, contabilidade, finanças, planejamento, espiritualidade ou qualquer outro tipo de projeto, por um determinado período de tempo, eu conseguia ter mais autocontrole, eu não alimentava minhas emoções e não arrumava desculpa para meus fracassos.

Passava pelos desafios de modo mais fácil, não que a natureza das coisas, tivessem mudado, mas porque eu estava fazendo algo que amava.

Descobri que não era apenas a informática ou sentar com alguém para fazer um budget, que me dá prazer. Era muito mais do que uma matéria especifica.

Entendi, que o que me motiva é ajudar as pessoas, é contribuir, é agregar algo, é tornar a jornada nesta terra significativa.

Atuando como Life Coach, utilizo as ferramentas tradicionais do coaching, bem como terapias alternativas, porque ajudar é o meu ikigai.

Quando um aluno, cliente, amigo ou familiar transforma seus sonhos em realidade, me sinto plena. Eu verdadeiramente vibro com suas conquistas. É muito bom vê-los sobrepujar seus desafios, ultrapassar barreiras que pareciam impossíveis.

Se você ainda não encontrou seu ikigai, separe um tempo para você e descubra seu ikigai. A vida passará de qualquer forma, mas te garanto que será muito melhor se você tiver um propósito!

Em suma a proposta é:

  • Melhore a qualidade de vida: aproveite a vida ao máximo, pratique um estilo de vida saudável e encontre a felicidade nos pequenos prazeres;
  • Obtenha significado e propósito: descubra o que lhe dá um senso de propósito, alcance a realização pessoal e alcance seus objetivos;
  • Desenvolva talentos: explore seus dons e habilidades inatas, desenvolva seus talentos com um propósito e siga suas paixões;
  • Sirva aos outros: Ofereça algo de valor aos outros, ajude outras pessoas e contribua de alguma forma para a comunidade;
  • Viva em harmonia com o mundo: cuidar do meio ambiente, encontrar beleza na natureza e criar um mundo melhor para todos.

Termino este artigo parafraseando Confúcio: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”

Um beijo de luz e até o próximo artigo.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

2 comentários

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

2 Comentários

  • Carolina
    23 de janeiro de 2023, 10:32

    Amo essa ferramenta, uso muito também. Sucesso!

    RESPONDER
  • Karla Rossette
    9 de janeiro de 2023, 15:19

    Adorei!!! Muito inspirador e espero estar trilhando dentro do meu Ikigai! 😉

    RESPONDER

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

4 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!