Search
Close this search box.

Imagem profissional: como ter sucesso sem perder sua identidade pessoal

Manter a imagem profissional e ao mesmo tempo mostrar sua essência pode ser um desafio.

Todos nós somos ensinados desde muito cedo a ter uma imagem profissional exemplar e que para isso muitas vezes teremos que abrir mão de algumas preferências pessoais.

Você deve ter ouvido muitas vezes que batom vermelho ou barba longa não combinam com um ambiente de trabalho corporativo.

Talvez você também tenha ouvido que roupas coloridas ou acessórios chamativos também não fazem parte do guarda-roupa de pessoas que trabalham em empresas sérias.

Será que tudo isso ainda é uma verdade na atualidade?

Todos os dias nos deparamos com novidades e avanços em diversas áreas.

No “dress code” corporativo não é diferente e já podemos perceber muitas mudanças.

Você que gosta de ousar e ser diferente não precisa mais omitir seu gosto pessoal em troca de adequação ao chamado politicamente correto.

Já é possível usar colares grandes, gravatas coloridas, barba e até mesmo tatuagens, desde que o conjunto comunique credibilidade e confiança.

Ao entrar num escritório de advocacia, por exemplo, o cliente espera encontrar um profissional com terno e gravata ou usando um “tailleur” bem cortado, pois isso está no inconsciente coletivo.

Porém, em seu íntimo esse mesmo cliente ficará muito feliz em encontrar uma pessoa como ele, sem ares de superioridade, alguém com quem possa conversar abertamente sobre seu problema e sem medo de julgamentos.

Um acessório, uma cor diferente na blusa ou gravata, ou até mesmo num calçado poderão fazer essa ponte com seu cliente.

Essa proximidade, essa identificação de “gente como a gente” irá ocorrer se você estiver vestido de você mesmo, mostrando a sua essência, a sua identidade.

Não estou aqui querendo com isso derrubar todos os conceitos de “dress code” que a profissão de advogada(o) ou executiva(o) exigem, mas sim esclarecendo que a rigidez do passado não tem mais lugar atualmente.

Você tem liberdade para ser autêntica (o).

Lembre-se que além da sua aparência, o conhecimento técnico e o seu comportamento farão com que você tenha sucesso.

Não basta vestir-se totalmente de acordo com os padrões estabelecidos e esquecer de cumprimentar, sorrir e oferecer um café ou água para seu cliente.

Sua imagem profissional deverá refletir a sua essência tanto na aparência como nas ações e atitudes e ao fazer isso com certeza você terá muito sucesso.

Picture of Ilse Gaedke

Ilse Gaedke

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram