Impactos Socioambiental

Impactos Socioambientais: Perdas além das vidas humanas

O número de pessoas afetadas pelo rompimento da Barragem de Mina do Feijão, em Brumadinho, é ainda indefinido, porém já expressa a ocorrência de um desastre.

Impactos Socioambientais – O rompimento de barragens em Minas Gerais leva a perdas que vão além das vidas humanas, atingem também animais e plantas.

O desastre que ainda está acontecendo, impossibilita de se falar concretamente sobre o que irá ocorrer com o ambiente atingido pela lama, entretanto, sabemos que haverá consequências diretas e indiretas para todos os indivíduos.

Já parou para pensar nos impactos socioambientais que essa lama pode causar ao meio ambiente? Como essa lama pode alterar o desenvolvimento de plantas, animais e a agricultura local?

A começar pelo solo, que ao receber os rejeitos de minério, ocorrem alterações físicas em sua estrutura, causando dificuldade no estabelecimento das raízes e germinação de novas plantas.

Alterações químicas em sua composição, causando deficiências relativas à fertilidade. Essas alterações podem impedir por longos anos o reestabelecimento de espécies vegetais nativas nos locais atingidos.

Os microrganismos do solo e da água, que são base da cadeia alimentar, pois proporcionam a decomposição e liberação de nutrientes no ambiente, podem também ser prejudicados por essas modificações causadas pelo rejeito da mineração, consequentemente alterando toda dinâmica alimentar do ecossistema e perda de biodiversidade.

A possível contaminação da água, pode levar a mortalidade de peixes, comercializáveis ou não, e demais animais e vegetais aquáticos.

O impedimento de uso dessa água na irrigação, afetando diversas plantas cultivadas para o comércio e para a subsistência, além do perigo de utilizá-la para o consumo da população e dos animais.

Todos esses causam prejuízos diretos na agricultura que ali existia e para aqueles que consumiam produtos oriundos da região.

Ainda, podemos considerar a possibilidade de contaminações secundárias, aos lençóis freáticos, a extinção de espécies da mata ciliar e o assoreamento de rios, levando a uma maior dificuldade de recuperação da qualidade da água e das espécies de plantas e animais que ali existiram.

Para os animais silvestres e domésticos, por mais que se desloquem do local atingido, podem sofrer pela falta de alimento, água e abrigo, levando ao seu desaparecimento.

Por fim, ainda são incalculáveis os prejuízos, sendo a vida humana o mais importante, mas não devemos tirar a atenção do meio ambiente, pois é nele que vivemos.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo