Lazer sério – O nosso lazer, hobby que virou um livro

0
61
Lazer sério
Lazer sério - O nosso lazer, hobby que virou um livro

Você já ouviu a expressão “serious leisure” ou “lazer sério”?

Lazer sério é um conceito do sociólogo canadense Robert A. Stebbins que, grosso modo, significa a prática sistemática de uma atividade por praticantes de hobby, que a consideram interessantes e realizadoras.

Estas atividades combinam a experiência com a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

De acordo com o autor, o lazer sério possui seis características, são elas: 

  1. Necessidade de perseverar na atividade;
  2. Disponibilidade de uma carreira de lazer;
  3. Necessidade de se esforçar para ganhar habilidade e conhecimento;
  4. Realização de vários benefícios especiais;
  5. Ethos único e mundo social;
  6. Uma identidade pessoal e social atraente. ¹

Uma publicação da seção trabalho, equilíbrio-vida da Harvard Business Review, mostrou a relação do lazer sério com o desempenho de CEOs de algumas das maiores empresas americanas. ²

A pesquisa não foi conclusiva, mas levantou resultados que nos ajuda a pensar sobre a importância do lazer no desenvolvimento de líderes.

Um exemplo disso, é quando um líder dedica seu tempo para a prática de um novo esporte ou para aprender a cantar, ou escrever um livro, por exemplo, e sai da posição do especialista e passa para a posição do “amador”.

Nesse caso, ele precisa aprender a aprender, desenvolver novas habilidades e aceitar novas regras, exercitado a flexibilidade e a empatia.

De acordo com a referida pesquisa, “uma verdadeira paixão não profissional significará um impulso contínuo para melhorar a si mesmo, para alcançar novos níveis de maestria.”

Foi nesse cenário do lazer, que eu e Rui Marcos, meu sócio e marido, criamos um perfil no Instagram chamado “Contos de Vinho”. Nele, unimos a nossa paixão pelo vinho e o propósito de contribuirmos com sua cultura.

Em um período de 1 ano, ampliamos o nosso conhecimento sobre o tema, aprimoramos nossa pesquisa e nasceu o livro “Contos de Vinho: histórias e curiosidades por trás dos rótulos”.

O processo de produção e pré-venda do livro nos desafia a todo instante para desenvolvermos novas habilidades e aperfeiçoarmos outras. Ao mesmo tempo, nos oferece em troca sentimentos de satisfação que não tem preço!

O livro está em fase de pré-venda, uma forma de capitalização para produção e impressão, pois optamos em conjunto com a Editora fazer por crowdfunding, uma forma de financiamento coletivo.

Em 22 dias vendemos 200 exemplares, para 160 apoiadores que estão em 13 estados do nosso país. O que representa 70% da meta.

Seguimos firmes e fortes em nosso “lazer sério” com o objetivo de chegarmos aos 100% da meta nos próximos 20 dias.

Para conhecer o livro e adquirir seu exemplar você pode acessar o link: https://www.catarse.me/contosdevinho

Fontes:

¹ https://www.seriousleisure.net/concepts.html
² https://hbr.org/2018/10/why-ceos-devote-so-much-time-to-their-hobbies

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui