Liderando diferentes gerações e seus desafios

0
471
Liderando diferentes gerações
Liderando diferentes gerações e seus desafios

Como extrair o melhor de cada liderado

Liderando diferentes gerações – um dos maiores desafios dos gestores atuais. Afinal, com tantos perfis diferentes entre os profissionais de uma mesma empresa, como saber o que funciona para cada um?

É muito comum encontrarmos equipes multidisciplinares e podemos encontrar diversas gerações atuando no mesmo espaço de trabalho, no mesmo projeto e com o mesmo objetivo.

Com isso, por vezes há um certo conflito entre pessoas que estão há mais tempo no mercado com outras que acabam de entrar e ainda precisam amadurecer na carreira.

Cada uma dessas gerações nasceu e cresceu em períodos diferentes da história, vivenciando momentos e formas de pensamentos que os fazem apresentar características e comportamentos distintos, com valores e estilos de comunicação muitas vezes conflitantes

Liderando diferentes gerações, o conhecimento e habilidade do líder permitem que ele identifique e potencialize as competências de seus colaboradores, independente da sua geração, promovendo um equilíbrio no clima organizacional e extraindo o melhor de cada pessoa.

Conhecer os diferentes perfis que atuam na empresa é uma das habilidades do líder e traz inúmeros benefícios para o engajamento e a produtividade de uma equipe.

Se o líder conhecer a motivação e as expectativas dos liderados de cada geração, ficará bem mais fácil de liderar este time e conseguir extrair o melhor de cada um, promovendo um ambiente mais coeso e atingindo os objetivos com mais facilidade.

Uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana VitalSmarts com mais de 1.300 gestores, conclui que pelo menos cinco horas de trabalho por semana são desperdiçadas em razão das diferenças de pensamento, que envolvem faixas etárias distintas.

Esse tempo gasto representa uma perda de 12% no faturamento dos negócios.

Isto, atualmente, termina sendo um grande desafio para as empresas, tentar diminuir o impacto das diferenças de níveis intelectuais, ideologias, pensamentos, postura, cultura e outros aspectos das diferentes gerações, na performance e resultado da equipe.

Os líderes que se destacam estão sempre em busca de novos conhecimentos, são confiantes e conseguem enxergar as oportunidades antes mesmo que elas cheguem, e o mais importante: valorizam o capital humano, principal recurso para o progresso de grandes negócios.

Dessa maneira, estão sempre atento às mudanças no mundo do trabalho, principalmente no que se refere as diferentes gerações e suas principais características de forma a diminuir o impacto das diferenças, fazendo com que os talentos se complementem e se potencializem.

O Líder do futuro sabe “ler” as pessoas. Precisa ter inteligência emocional e empatia.

Deve conhecer e reconhecer as potencialidades e fragilidades dos seus liderados, para extrair o melhor de cada um e favorecer o resultado do grupo.

Por isso, é necessário ser bom não apenas no serviço, produto e mercado de atuação, mas principalmente com os profissionais com os quais vai liderar

Conhecendo as gerações e seus perfis

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Universum, as quatro gerações do mercado de trabalho apresentam grandes diferenças em relação às suas aspirações e valores.

  • Com relação a liderança – 61% das gerações Y e Z visam assumir cargos de liderança, enquanto para a geração X o número cai para 57%;
  • Com relação à tecnologia – Quando o assunto é tecnologia, os baby boomers são os que enfrentam maior dificuldade para utilizar dispositivos tecnológicos. Já os profissionais Y e Z possuem extrema facilidade;
  • Quanto à Liderança – O estudo mostra que 61% das gerações Y e Z visam assumir cargos de liderança, enquanto para a geração X o número cai para 57%;
  • Em relação aos comportamentos no mercado de trabalho – Enquanto a estabilidade é muito desejada pela geração X, não chama a atenção dos profissionais mais jovens. A geração Z e a dos millennials costumam agir com impulsividade e desejam novos desafios profissionais.
  • Os baby boomers são focados em comando e controle. Já as gerações mais novas seguem um modelo mais horizontalizado, desenvolvendo uma relação mais próxima com seus subordinados.

É importante comentar que as gerações reúnem características de indivíduos que foram influenciados por um mesmo contexto histórico e que refletiu diretamente nos seus comportamentos, costumes e valores.

Esses comportamentos podem ser observados especialmente em ambientes organizacionais onde liderando diferentes gerações, o líder, na sua maestria e expertise pode detectar.

Você confere, abaixo, algumas características de cada uma das gerações e como elas costumam se comportar no mercado de trabalho.

Baby Boomers

A geração conhecida como Baby Boomers, nascida após a Segunda Guerra Mundial até o ano de 1960, sofreu forte influência do modelo de trabalho adotado durante a Revolução Industrial.

Ou seja, trabalhar é fazer o essencial da melhor maneira possível com o objetivo de poder usufruir dos benefícios advindos do trabalho no futuro.

Com uma carga horária bem-estabelecida e muitas responsabilidades individuais, o trabalho não se confunde com a vida pessoal. Por meio de atividades mecânicas e repetitivas, a produtividade e o tempo de dedicação são sinônimos.

Quanto mais tempo eles estiverem no trabalho, maior a entrega.

Geração X

A geração X, nascida entre o início dos anos 60 e fim dos anos 70, acompanhou as mudanças no campo tecnológico. Em geral tem um perfil de raciocínio mais linear, de passo a passo, e comportamento mais aguerrido.

Com uma visão criativa e questionadora, essa geração valoriza o currículo, ou seja, as especializações e cursos, por exemplo, descentralizando o foco do trabalho como voltado para a execução de tarefas apenas.

Além disso, o período depois do expediente passou a ser valorizado e, consequentemente, as relações interpessoais, ambos são meios de estabelecer redes de contato, dando surgimento ao famoso “happy hour”.

Geração Y

Esta geração corresponde aos indivíduos nascidos entre os anos 80 e início dos anos 90. Tem como principal característica o desenvolvimento em meio ao mundo globalizado, além de uma gama de informações e o acesso a elas disponível a todos.

Assim, há a possibilidade de formações informais, em que não existem hierarquias, e o conhecimento é construído em conjunto. Essa mentalidade ajudou a fortalecer a cultura das “startups”, por exemplo.

Devido ao aprendizado compartilhado, a vida pessoal e profissional dessa geração passou a se misturar, e é comum que pessoas da Geração Y sejam adeptas ao “home office”.

Geração Z

Por fim, a geração Z, nascida a partir do ano de 1995, traz como características principais: a forte influência tecnológica — isso inclui a velocidade das informações. Além do mundo do trabalho, essa geração veio revolucionar o campo das comunicações e das mídias, afetando as formas de viver em sua totalidade.

Profissionais que dominam os computadores desde cedo, além de muito rápidos, eles têm uma capacidade peculiar de aprenderem sozinhos. Como consequência dessa emergência, é uma geração imediatista e com foco no futuro.

A necessidade de os líderes, A necessidade dos líderes, liderando diferentes gerações aprender gerir essa pluralidade de gerações, não significa uma realidade negativa, mas como uma oportunidade de crescimento profissional.

O multiculturalismo presente nestas equipes, enriquece seus resultados pois, os projetos se constroem a partir de diferentes pontos de vista, propiciando um ambiente organizacional com oportunidade de crescimento.

Se perguntarmos: qual o melhor? A resposta será: nenhum, dependerá da situação com a qual estamos lidando.

E ao considerarmos que as empresas estão imersas em ambientes dinâmico e altamente mutáveis, com diferentes tipos de desafios, a existência de múltiplos perfis no ambiente de trabalho trará a mesma a capacidade de lidar com diferentes tipos de desafios que se apresentem.

Bibliografia

  • https://xerpay.com.br/blog/geracoes-do-mercado-de-trabalho/- acesso – 08 outubro 2021
  • https://www.hsm.com.br/lideranca-pessoas/lider-criativo-o-modelo-de-lideranca-que-esta-transformando-o-mercado/ acesso – 04 outubro 2021
  • https://escolaconquer.com.br/blog/como-liderar-diferentes-geracoes/ – acesso 02 outubro 2021
  • https://melhorrh.com.br/conflitos-de-geracoes-no-ambiente-de-trabalho/- acesso em 29 setembro de 2021

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui