Living Coral, a cor escolhida pelo Pantone para 2019

0
25
Pantone Living Coral - Cor do ano 2019
Follow the colours - Pantone Living Coral - Cor do ano 2019

A cor do ano do Pantone influencia a invenção de novos produtos e opções de compra em diversas indústrias, desde a da moda, da movelaria, da decoração, do design industrial e até do design gráfico.

A escolha da cor Pantone Living Coral 16-1546 é um processo que faz uma pesquisa aprofundada de influências em vários segmentos.

Essas pesquisas são feitas pelos especialistas em cores do Pantone Color Institute, que analisam o que há de mais relevante no mundo em matéria de novas tendências.

Eles buscam informações na indústria do entretenimento e filmes, em exposições atuais de artes, nos locais mais procurados para viagens, novos estilos de vida, novas tecnologias, novas matérias primas, em plataformas digitais mais acessadas e nas condições socioeconômicas mundiais.

“Simbolizando a busca inata pela alegria e a necessidade por otimismo, Pantone Living Coral 16-1546 corporifica nosso desejo por se expressar se divertindo. Representando esta fusão que ocorre na vida moderna, Pantone Living Coral é uma cor nutriente que habita em nosso ambiente natural e ao mesmo tempo, em simultaneidade, está presente de forma brilhante na mídia social”, afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Baseada nessas pesquisas de tendências e na escolha da cor do ano pelo Pantone, as empresas de tintas fazem as suas propostas de paleta de cores.

A Suvinil elegeu a cor Quentão, um tom de amarelo terroso que traz luminosidade e calor aos ambientes. Segundo a empresa: “Quentão é a nossa cor de 2019 porque fala sobre a verdade que mora dentro de cada um de nós.”

O tema das cores é “Toda cor tem uma história. Qual a sua?” e está dividida em 3 vertentes:

  • Magnético (matizes mais neutras, tons relaxantes),
  • Ideológico (cores mais intensas e vibrantes) e
  • Natural (tons terrosos e cores que remetem à natureza, transmitindo paz e aconchego).
Imagem: www.suvinil.com.br/inspire-se/cor-do-ano-suvinil-2019

A aposta da Coral para esse ano é a cor Creme Brulée.

É um tom de âmbar quente com nuances amareladas do caramelo, essa matiz pode ser calma ou vibrante dependendo da composição feita com outras cores.

“Nossa pesquisa de tendências revela que as pessoas ao redor do mundo têm um novo sentimento de otimismo e propósito, o que se refletiu no tema ‘Deixa a luz entrar’. Há um desejo de se abrir, de se envolver com o outro, tornar as coisas melhores e ser a mudança”, afirma Fernanda Figueiredo, gerente de cores e de comunicação de marca da Akzo Nobel.

Baseado nesse tema, a paleta de cores foi separada em quatro tendências:

  • Um lugar para Pensar (cores claras e calmas),
  • Um espaço para Sonhar (tons claros que transmitem serenidade),
  • Um espaço para Amar (matizes mais fortes que inspiram atitudes positivas) e
  • Um espaço para Agir (cores vibrantes que recarregam as energias).

Elas têm propostas diferentes, mas todas conectadas com a cor do ano.

Imagem: www.coral.com.br/pt/cor-do-ano-2019/creme-brulee

A cor de 2019 da Sherwin-Williams é a Caverna, é uma terracota da família dos tons terrosos, é uma cor quente e transmite sofisticação e acolhimento.

“Caverna pode ser o pano de fundo de uma sala de jantar e traz sensação de aconchego para uma cozinha de azulejos brilhantes.
Além disso, também fica perfeita quando combinada com revestimentos cerâmicos e pedras, materiais complementares como couro, madeiras com veio aparente, cactos e suculentas em vasos, terrários elegantes e contemporâneos.
De espírito boêmio, traz o calor do ar livre, das praias, desfiladeiros e desertos, e das tardes banhadas pelo sol no final do verão.
Tudo isso em uma única cor”, segundo Patrícia Fecci, especialista em cores e gerente de marketing da Tintas Sherwin-Williams.

A cartela de cores completa tem 42 tons divididos em 6 tendências:

  • Aventureiro, da qual a cor “Caverna” faz parte, inspirado no espírito de liberdade, com tons intensos e marcantes;
  • Transformador é inspirado no futuro com uma paleta de tons de azuis mais profundos;
  • Entusiasta traz uma profusão de energia com suas cores vivas e combinações arrojadas;
  • Aficionado remete à uma atmosfera sofisticada e exclusiva. Cobre, ouro e cinza-escuro são alguns tons dessa paleta;
  • Naturalista com inspiração na floresta, as cores vão dos tons suaves de cogumelos, verdes intensos até variações de rosa floral;
  • Narrador foi inspirado na busca da história de cada um. Sua paleta de tonalidades terrosas e neutras traz aconchego.
Imagem: http://swcolormix.com.br/sherwin-williams-elege-caverna-como-cor-do-ano-de-2019

Depois de se inspirar com essas tendências, é só escolher a sua cor preferida e atualizar o visual da sua casa, começando 2019 com energias renovadas e boas vibrações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here