O Castelo De Vidro – The Glass Castle

0
71
O Castelo de Vidro

Baseado no romance autobiográfico de Jeannette Walls.

Quando os sonhos se estilhaçam, a realidade é mais dura do que se é possível suportar, então você percebe que tudo não passou de um castelo de vidro, prestes a quebrar.

Aos 3 anos de idade Jeannette cozinhava de pé em uma cadeira, em frente ao fogão, a saia do vestido que ela usava, lembrava um tutu, e Jeannette preparava hot dogs, estava olhando as salsichas incharem na água fervente, quando ela sentiu um calor no lado direito do corpo, então ela percebeu que seu vestido estava pegando fogo.

Foi grave, os médicos tiveram que tirar partes de pele da coxa e colocaram nas partes queimadas da barriga, costelas e peito, um enxerto de pele. Certo dia os médicos começaram a fazer perguntas demais, então Rex fugiu com Jeannette do hospital.

Existem muitas maneiras de viver essa louca e incrível vida, mas algumas vezes a maneira como a vivemos nos deixam marcas de extrema dor.

No livro “O Castelo de Vidro” podemos ver claramente que as marcas deixadas na vida da jornalista e escritora Jeannette Walls, vão além das dores intrínsecas na alma, as marcas no seu corpo estão ali para sempre lembrá-la das suas dores físicas.

O castelo de vidro conta a história de vida da Jeannette, uma jornalista conhecida em Nova York, no livro ela conta ao mundo sua luta para sobreviver a negligência dos pais, pais esses que são completamente fora do normal, seu pai Rex, um homem que teve uma infância difícil também, e que sempre seguiu suas próprias regras, ou seja, não era um homem para viver em sociedade, não conseguia parar em emprego nenhum e sempre usava a bebida como escapatória para seus fracassos.

Já sua mãe Rose Mary, uma pintora e professora, também vivia as margens das regras da sociedade, e acreditava que a criatividade era o centro de tudo na vida e que seus filhos tinham que ser livres das regras sociais para poderem criar e serem independentes.

Jeannette nos mostra uma infância cheia de amor do seu pai, mas que era contrabalanceado por essa falta de cuidados e negligência constante, um pai que sonhava em construir-lhe um castelo de vidro, uma casa, linda e cheia de sonhos, sonhos esses que ruíam a cada mudança, (fuga) para outra cidade, sempre que Rex perdia o emprego, ou arranjava briga pela cidade.

Seus pais eram alheios aos cuidados básicos que seus filhos precisavam ter, Jeannette, Lori, Brian e Maureen passavam constantemente fome e frio, e sofriam com as experiências que seus pais o obrigavam a vivenciar.

Para eles adversidade fortalecia a personalidade dos filhos, mesmo que as vezes o custo disso fosse alto demais.

Jeannette consegue apesar de tudo, contar as suas lembranças de uma forma imparcial, sim, dá para sentir um rancor, uma raiva ali, mas sem um ódio presente.

Na verdade, eu como mãe me sinto imensamente irritada com o comportamento dos seus pais, não consigo imaginar fazer meus filhos passarem por algo parecido.

Mas, da para perceber que eles acreditavam que estavam no caminho certo em seus comportamentos e ensinamentos.

Um livro realmente impactante, difícil de digerir. Mas, com um grande ensinamento, e com abertura para analisarmos as diferentes maneiras como as pessoas vivem suas vidas nesse grande planeta… chamado terra.

Não costumo ler muitas biografias, mas no último ano acabei por ler algumas que mexeram comigo. Nenhuma foi tão impactante quanto O Castelo de Vidro, deixo essa dica de livro para aqueles que tiverem estomago forte para suportar digeri-lo.

Nem todo livro é um conto de fada não é mesmo…?

É difícil deixar o julgamento de lado, mas depois de ler este livro eu só tenho a agradecer muito pelos pais que eu tive.

Walls, Jeannette, 1960
O Castelo De Vidro – The Glass Castle – Jeannette Walls; tradução Alexandre Martins- 1.ed – São Paulo: Globo, 2014. Biografia

Trailer do filme:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here