Acalmar os bebês nem sempre é fácil
Massagem Shantala, contribui e muito, facilitando as mamães acalmarem seus bebês, pois entender a linguagem deles não é tão simples.
É recomendado às mamães de primeira viagem, nos primeiros meses de nascimento de seus filhos dos, e ainda mais para as mamães de primeira viagem. Então vamos falar da massagem Shantala e dos seus benefícios.
A massagem Shantala é uma massagem Indiana. Em 1976 o Francês Frederick Leboier, médico obstetra viajava pela Índia quando viu uma mulher sentada na calçada, em Calcutá, massageando seu bebê. Prática comum nesse país e sempre foi transmitida de mãe para filha.
Encantado com aquilo que viu, Leboier fotografou a mulher que se chamava Shantala, e pediu que lhe ensinasse a técnica. De volta ao Ocidente, Frederick Leboier, colocou em prática o aprendizado trazido e foi responsável pelo que ele batizou de Shantala, em homenagem a sua “tutora”.
O renomado médico já trabalhava em busca da humanização da assistência à mulher no parto desde a década de 60. No Brasil a técnica Shantala teve início a partir de 1978, através da professora de Yoga Maria de Lurdes da Silveira Teixeira, conhecida como fadynha.
A massagem Shantala é excelente para acalmar o bebê, fazendo-o ficar mais tranquilo, sereno e ter mais consciência do seu próprio corpo, o que aumenta o vínculo afetivo entre a mãe, pai e o bebê.
O vínculo afetivo é necessário, o olhar atento e terno da mãe ou do pai para o bebê, durante toda a massagem, faz com que o vínculo seja aumentado.
A massagem pode ser feita logo após o banho, diariamente, ainda com o bebê nu. Contudo, deve ser extremamente confortável.
O objetivo de se fazer uma massagem Shantala, o que não exige qualquer requinte, é fornecer ao bebê o que é fundamental, contato, amor e carinho.
Indicações e contraindicações da Shantala
A massagem Shantala apresenta inúmeros benefícios, é indicada para bebês a partir do primeiro mês de vida, a sua aplicação traz alguns efeitos benéficos, tais como: fisiológicos, psicomotores e comportamentais.
Melhora, também, a qualidade do sono, o desenvolvimento neurológico, auxilia na diminuição do estresse na época da dentição, proporciona sensação de relaxamento, alivia a tensão dos músculos, aumenta a circulação local, além de nutrir os músculos e eliminar as toxinas presentes.
Contra indicação
A Shantala é contraindicada quando o bebê está gripado, com febre, com a pele sensível, com vômitos ou diarreia.
A Shantala traduz um momento todo singular, oferece uma oportunidade para os pais terem um contato especial com o seu bebê.
A Shantala irá, através da sua técnica, auxiliar as mamães a entenderem melhor a linguagem de seus bebês.
Também é indicada para as vovós, babás, enfermeiras, cuidadoras, terapeutas, massoterapeutas, e, também, para quem desejar fazer da massagem Shantala uma profissão.
Pensando nisso elaboramos uma apostila curso com o seguinte conteúdo:
- História da massagem Shantala;
- Os benefícios da massagem Shantala;
- Audição do bebê;
- Olfato e paladar do bebê;
- Toque do bebê;
- Tato do bebê;
- Massagem com 20 técnicas passo a passo de forma simples e ilustrativa;
- Benefícios de como dar banho no balde no bebê;
- Reflexologia podal no bebê;
- Pontos para massagear o pé do bebê;
- Cabeça e dente;
- Nariz e seios da face;
- Pulmão;
- Estômago;
- Coluna;
- Abdome superior;
- Abdome inferior.
Clique na imagem abaixo e adquira já seu e-book
Massagem Shantala e Reflexologia Podal em Bebês.
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.