Método Mézières e Acupuntura combatendo dores lombares e musculares

0
53
Dores nas costas

Dores nas costas, dores musculares, livre-se desse mal com o Método Mézières e Acupuntura.

Se você já tentou de tudo para acabar com a dor nas costas – inclusive trocar o colchão, o travesseiro e a cadeira do trabalho – mas continua sofrendo, que tal adotar um tratamento para eliminar o problema com acupuntura?

Sendo assim desta forma, que fiz a junção entra o Método Mézières e a acupuntura.

Essa técnica de introdução de agulhas em pontos específicos do corpo serve para aliviar dores e tensões, como nas costas e musculares.

O Método Mézières é um método reeducacional da postura, que parte do princípio de que temos mais músculos posteriores do que anteriores e que a musculatura posterior do corpo forma uma cadeia contínua, sendo o corpo trabalhado como um todo.

Dor nas costas, ou musculares, para a medicina oriental, significa que há uma grande concentração de energia naquele local. Ou, no extremo oposto, falta de energia. Por isto, durante a aplicação da acupuntura, o que acontece é um equilíbrio.

“É preciso identificar como isso funciona no corpo do paciente e, através da aplicação das agulhas, fazer com que a energia flua para aquele lugar ou saia dele”.

Em 1947 na França, nascia esta técnica proposta por Mademoiselle Françoise Mézières, uma fisioterapeuta que além de descobrir a cadeia muscular, denominou-a de “cadeia muscular posterior” afirmando que todos os desvios de postura são causados pela lordose, utilizando como base o tratamento o alongamento dos músculos posteriores.

Durante o tratamento percebeu-se ainda mudanças não apenas corporais, mas também mentais e emocionais, concluindo que, mexendo o corpo, mexemos em todas as experiências acumuladas ao longo da vida.

A energia à qual a medicina oriental se refere é a fluidez do sangue, da linfa, que, parada, pode provocar pontos de inflamação.

Baseada – ou inspirada – na perfeição da beleza grega clássica, considerava os desvios posturais consequências da desarmonia da forma provocados pelo encurtamento dos músculos, em decorrência dos próprios vícios posturais do indivíduo.

Mézières preconizava que todo ser humano é capaz de alcançar a perfeição da forma mediante uma reeducação postural.

A grande revolução promovida por Mézières foi a introdução do conceito de “cadeias musculares”, que provocou uma mudança radical no campo da reeducação postural.

Em suas pesquisas, Mézières percebeu que nenhum músculo exerce uma função isoladamente, mas sim por intermédio de quatro blocos músculo-articulares, aos quais denominou “cadeias”.
Já na explicação ocidental, ao pressionar certos pontos do corpo, ele produz uma substância chamada endorfina, que gera relaxamento e faz com que as inflamações diminuam.

Daí o valor de analgesia de uma sessão de acupuntura. Essa terapia é indicada para diferentes casos: de lombalgia simples até hérnia de disco.

A inovação proposta por Mézières pautou-se na seguinte observação: cada vez que tentava tornar menos acentuada a curva de um seguimento da coluna vertebral, a curva era deslocada para outro seguimento.

Desta forma era necessário considerar o corpo em sua totalidade e cuidar dele como um todo.

Esse método com agulhas de acupuntura, atua nas áreas que concentram terminações nervosas, ou seja, pontos altamente sensíveis.

Estudos apontam que o tratamento é eficaz contra dores provocadas por hérnias, estresse, excesso de carga ou problemas musculares.

Os principais efeitos são: combate à dor e relaxamento. Apenas 3% dos casos de dor nas costas demandam cirurgia, enquanto 97% são resolvidos com terapias como a acupuntura.

São necessárias de uma a cinco sessões para o alívio de dores agudas. Para processos crônicos, o mínimo são dez sessões.

Atenção: este é um espaço com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here