728 x 90

Mulher do Século XII e a Mulher de hoje – sabedoria que se revela

Mulher do Século XII e a Mulher de hoje – sabedoria que se revela

A mulher – Uma mulher à frente do seu tempo na busca do bem-estar

Mulher do século XII – Uma mulher habilidosa, que se destaca por seus valorosos estudos, um deles na eterna busca do bem-estar através da natureza vegetal.

Esta é a grande mulher que será enaltecida no artigo de hoje, referenciando claro, a todas as mulheres de todos os tempos.

Já sabemos que a Aromaterapia encanta civilizações desde os primórdios dos tempos. Existe uma busca incessante de Bem-estar através do uso da nossa rica natureza vegetal.

No decorrer da história vimos que esta natureza vegetal através das ervas, flores, insumos e dos Óleos Essenciais têm sido muito utilizados para uma grande variedade de aplicações para o nosso bem-estar físico, emocional e espiritual.

Relembrando “algumas” civilizações que marcaram nossa história com o uso da natureza vegetal através dos Óleos Essenciais:

  • Egípcios: muito usaram os Óleos Essenciais na preparação de alimentos, tratamentos de beleza e aromatizadores de ambientes, perfumes para seus reis e rainhas como também na prática médica;
  • Muitos dos conhecimentos sobre a Aromaterapia foram registrados em papiros! E um dos locais onde podemos encontrar estas relíquias preciosas é junto ao museu de LEIPZIG na Alemanha!
  • Gregos: enfatizavam mais o uso dos Óleos Essenciais nas massagens terapêuticas e se beneficiavam da aromaterapia em si
  • Romanos: consumiam Óleos Essenciais de várias formas para promover a saúde, o bem-estar, como também em sua higiene pessoal
  • Outro importante registro encontrado em épocas a.C. já mencionava que:
    • Para cada doença, havia uma planta que seria seu remédio natural!

E claro, não podemos deixar de mencionar o importante nome grego Hipócrates, considerado o mais célebre médico da antiguidade, praticou técnicas de Aromaterapia para benefício medicinal. Hipócrates, viveu na época de 460 a.C. a 377 a.C. É lembrado até hoje como sendo o “pai da medicina”!

Na sequência da história, citamos AVICENA 980 d.C. a 1037 d.C. (nome latinizado), um jovem persa polímata, (grande estudioso de vários assuntos), filosofia, medicina, literatura, entre outros.

Autor de várias obras importantes, como tratados de medicina, utilizados na Europa até meados do século XVII.

Avicena foi precursor no uso do arrefecimento (refrigeração) no processo de destilação a vapor, usando um tubo em espiral no lugar dos tubos retos, fazendo da extração dos Óleos Essenciais um processo mais refinado e eficiente, tornando-os mais próximos aos Óleos Essenciais que conhecemos nos dias de hoje.

Tem muito, muito mais da história antiga para se ler e conhecer sobre o crescer da aromaterapia, mas hoje como mencionado acima, vamos enaltecer a medicina naturalista e evidenciar a importante contribuição de uma MULHER erudita, sábia, estudiosa, que se destacou à frente do seu tempo, uma visionária, quiçá nos dias de hoje uma grande empreendedora.

 

HILDEGARD DE BINGEN (1098 – 1179) freira abadessa, foi considerada um “gênio” do Século XII, teóloga, escritora, médica naturalista, terapeuta, poetisa, compositora…

Hildegarda Bingen

Hildegard desde pequena mostrava algo diferente, rompeu grandes barreiras que existiam em seu tempo contra as mulheres, se tornou respeitada, mulher de variados conhecimentos profundos para sua época, uma intelectual de seu tempo, teve grande contribuição junto a medicina integrativa naturalista, inclusive descrevendo, minuciosamente inúmeras plantas medicinais e nutritivas.

Ela buscava também uma culinária saudável, pois entendia a força da saúde através dos alimentos. Ela denominava suas receitas como sendo “Maravilhas do Senhor”!

Apregoava que todo excesso alimentar intoxica o organismo e produz tristeza.

Ela dizia que: “A alegria está na sobriedade e pureza da alma e dos nutrientes”.

Denominava viriditas a força vital, o frescor da vida, a constante vitalidade expressa no verde da vegetação, seu amor pela natureza foi incondicional.

Dentre as diversas obras escritas por ela, salientamos os da ciência natural:

  • Liber subtilitatum diversarum naturarum creaturarum, dividido em:
    • Physica (Liber simplices medicinae);
    • Causae et curae (Liber compositae medicinae).

Tradução:

  • Um livro de detalhes das diferentes naturezas das criaturas, dividido em:
    • Física (Livro de medicina simples);
    • Causas e Tratamentos (O Livro da Medicina Composta).

Observou-se que, muito do que ela relatou em suas obras se deduz que ela estava familiarizada com a medicina de Hipócrates. Muitas das práticas terapêuticas foram confirmadas pela ciência moderna e permanecem até hoje, outras se apresentam apenas como interesse histórico.

Ela entendia que saúde era a harmonia entre corpo, alma e espírito. E esse é o alinhamento que entendemos que os Óleos Essenciais trazem ao ser humano que faz uso deles nos dias de hoje.

A medicina naturalista prova que as ideias de Hildegard, ressoam positivas até hoje, pois as doenças da “sociedade industrial” não podem ser curadas com os remédios que ela mesma produz.

No Século XIX Hildegard foi declarada santa e doutora pela igreja católica, mas a sociedade civil moderna dedica a ela muitas outras formas de elogios.

  • É patrona do Prêmio “Hildegard von Bingen”, criado em 1995 na Alemanha para distinguir jornalistas e publicitários que tenham dado uma contribuição humanitária importante no seu campo e promovido a pluralidade e o diálogo entre homens e mulheres.
  • É também patrona da Medalha “Hildegard von Bingen” da “Bundesvereinigung Prävention un Gesundheitförderung” (Associação Federal de Prevenção e Promoção da Saúde) para personalidades destacadas no campo da educação sanitária mundial.

Hildegard, uma mulher de coragem, determinada, com atitude e muita força de vontade.

Realmente uma mulher à frente do seu tempo. Suas ideias inovadoras e seu legado ainda são extremamente atuais e nos trazem a mensagem de que devemos nos tornar seres conscientes do amor de Deus pelo homem e por toda a sua Criação.

Ela dizia: somos todos UM e estamos todos unidos nesse infinito AMOR divino que é, na realidade, a nossa essência verdadeira!

Para concluir a escrita sobre Hildegard Von Bingen, segue uma de suas frases que preenche o meu coração:

“Saúde é harmonia entre corpo, alma e espírito”

Como aromaterapeuta, compreendo que “A Saúde integral do ser humano vem do buscar a harmonia de várias práticas que integram o bem-estar: alimentar-se com qualidade, exercitar-se, ingerir muita água, respirar bem, meditar, dormir bem, apreciar os detalhes, respeitar-se, cuidar da natureza e aprecia-la, fazer uso dos Óleos Essenciais diariamente como prevenção, enfim, amar-se e amar”!

Parabéns à todas nós mulheres que nascemos para brilhar em qualquer uma de nossas escolhas de vida!

Mulher do lar, mãe, professora, advogada, médica, atendente, cabeleireira, personal, guia, policial, psicóloga, aromaterapeuta, cuidadora, empresária, gari, cozinheira, agricultora, motorista, artista, pintora, escultora, artesã, costureira, jornalista, fisioterapeuta, diarista, atleta e muitas mais…!

Mulher, você é fenomenal!

Mulher, seja sempre a sua melhor versão!

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

1 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!