Filme cujo tema central é uma doença devastadora que aniquila a alma. A personagem vive a dor e a angústia de alguém que se sente numa prisão invisível e não consegue se libertar. Não é fácil entender e mergulhar no mundo de Helen… é preciso sentir a dor junto com ela.
As Faces de Helen (2009) Direção: Sandra Nettelbeck
Sinopse: Helen é uma mulher bem-sucedida que tem um casamento feliz e um bom relacionamento com a filha. Porém, existe algo que ela tenta esconder: sua bipolaridade, que vem à tona em surtos devastadores, mudando a forma de ver o mundo. Agora, cabe à sua família e amigos mostrar a ela que a vida continua bela.
Helen: “ Ela não me pergunta como eu me sinto. Ela sabe.” (referindo-se a Mathilda, que também tem a mesma doença)
Marido: “Você tem razão. Eu não ideia de como você se sente.”
Helen é uma talentosa professora de música e mãe que sofre de uma profunda e debilitante depressão. A família tenta ajudá-la, mas ninguém é capaz de lidar com sua dor. A única pessoa que entende sua doença é sua aluna Mathilda, que também sofre da mesma doença.
Helen: “As cinco melhores formas de se matar?”
Mathilda: “As cinco melhores razões de viver?”
Em cena, o marido David num momento de desespero e angustia ao ver sua esposa depressiva sem saber como ajudá-la. O filme retrata de forma sensível o quanto a doença afeta a vida de uma mulher, sua personalidade e sua família.
Não importa o quanto seja longo a jornada, ou a profundeza da descida, no fim só é preciso um último passo, um passo, entre mim e a loucura. Entre a dor, e o nada, um único e um pequeno passo…” (Helen).
Não existe forma de fazer com que se crie empatia por alguém que sofre de depressão. É algo difícil e somente quem já passou por isso ou tem essa doença na família, consegue entender.
Um filme sensível e comovente, que abordou o tema de forma sensível e extraordinária – que retrata o quão doloroso é viver com essa doença. Eu recomendo!
Filme: Helen
Direção: Sandra Nettelbeck
Elenco: Ashley Judd, Goran Visnjic, Lauren Lee Smith, ..
Gênero: Drama
Nacionalidades EUA, Alemanha
Fonte: Wiki/adorocinema/filmow/repensandopsicologia.com