O filme mostra o ser humano por trás da assassina. Através de suas cartas, nos aprofundamos na psique de Olga.
Sua solidão e alienação enquanto reconstruimos os eventos que levaram às suas ações desastrosas.
Olga Hepnarová era apenas uma jovem tchecoeslovaca que possuía apenas 22 anos quando atropelou, com um caminhão, um grupo de pessoas em uma rua de Praga, na República Tcheca. O ataque resultou na morte de oito pessoas, e deixou muitas outras pessoas feridas. O filme acompanha a trajetória da garota desde sua adolescência, onde largou a escola e fugiu de casa, até o momento dos assassinatos.
“ Sou uma mulher solitária. Uma mulher destruída. Uma mulher destruída pelas pessoas…tenho uma decisão a ser tomada: Matar a mim mesma, ou matar aos outros. Escolho retribuir a quem me odeia. Seria muito fácil ir embora desse mundo como uma vítima desconhecida de suicídio. A sociedade é demasiadamente indiferente, com toda razão. O veredicto é que os sentencio à morte” (carta de Olga)
Ela enviou cartas a dois jornais antes de cometer o crime, explicando seus motivos. No entanto, elas chegaram atrasadas por um problema no correio.
O filme acompanha a trajetória da garota desde sua adolescência, onde largou a escola e fugiu de casa, até o momento dos assassinatos.
Os cineastas Kazda e Weinreb incorporam a psique de Olga na linguagem para legitimar o discurso do filme. O reflexo da personalidade de Olga, que transita entre a sanidade e seus problemas psicológicos.
Durante a investigação, Hepnarová confirmou que sua intenção era matar o maior número possível de pessoas. Especialistas em psicologia descobriram que ela tinha plena consciência de suas ações, e que não expressou arrependimento.
Depois de vários exames psiquiátricos Hepnarová foi considerada criminalmente responsável por suas ações, e o primeiro-ministro da Checoslováquia, Lubomír Strougal, recusou-se a conceder-lhe um indulto .
Em 6 de abril de 1974, Hepnarová foi condenado à morte por assassinato pelo Tribunal City. A sentença foi confirmada por tribunais de instância superior e a Suprema Corte requalificou a sentença ao perigo público com a mesma pena a ser mantida.
(Fonte: Wiki/quartoato.com/misteriosdomundo.org/pitadaculdecinema)