Na maestria da comunicação! A importância do tom de voz

Quem nunca encontrou uma pessoa e disse: “nossa, não gostei do tom de voz desta pessoa…”

Na maestria da comunicação! Sua comunicação e seu tom de voz estão intimamente ligados ao seu sucesso na comunicação e nos negócios!

Nosso jeito, nossa história e nossa intenção estão impressos no nosso tom de voz e refletem positiva ou negativamente em nossos relacionamentos profissionais, pessoais e até espirituais.

Quem nunca tentou buscar uma voz mais mansa ou mais firme para tentar chamar a atenção não sabe o que está perdendo.

É isso mesmo, com sua voz, você conecta ou desconecta com muita facilidade e a pergunta que te faço é: Por que não utilizar este recurso de forma intencional e positiva? Isso mesmo, por que não?!

Na minha história, as maiores mudanças que já vivi vieram desta simples e singela pergunta: “Por que não?” Você não acha estranho que tratemos da nossa maquiagem, da roupa, do perfume e até da nossa forma de andar e não darmos a menor atenção ao modo que falamos com as demais pessoas?

Na maestria da comunicação, quero te lembrar dos seus “recursos naturais” que são seus órgãos fonoarticulatórios: Lábios, língua e bochechas!

Quando o tônus ou a mobilidade destes órgão preciosos estão alterados por alguma razão, sua dicção/articulação recebe influências que podem tornar sua fala pouco interessante ou até mesmo incompreendida.

Nas próximas semanas vamos falar também sobre as propriedades do som que junto com estas 3 estruturas tornam a comunicação deliciosa ou “Papagaiestica” … sim Papagaiestica –  Alguém que fala por falar, com um som caricato e pouco atraente tornando a comunicação parecida como um sino soando sozinho, pois não encontra ressonância em outras partes, apenas soa sozinho, como um papagaio falando e repetindo as mesmas palavras diversas vezes.

Na sua vida pessoal e profissional o tom de voz pode trazer maiores resultados do que você imagina. O tônus destas 3 musculaturas (lábios, língua e bochechas) podem ser trabalhados de diversas maneiras.

Uma sugestão educacional e prática que você pode realizar agora mesmo está na:

Mastigação. Observe quantas vezes você mastiga um alimento.

A quantidade de mastigadas pode variar a partir das texturas escolhidas, mas comece e mastigar dos 2 lados da boca, e na hora de engolir, verifique se a ponta da sua língua está bem posicionada atrás dos dentes de frente e em cima (incisivos superiores).

Uma dicção bem trabalhada começa na mastigação.

Só esta tarefa, por si só, pode ser extremamente desafiadora para você. Por favor mulher empreendedora, Não Desista e Não Subestime os resultados. Ouse fazer o que nunca fez para ter resultados ainda melhores do que hoje você já tem.

Teremos mais dicas de como melhorar sua performance na comunicação, dentre elas veremos como melhorar o seu tom de voz a partir dos 3 princípios básicos do som:

  • Intensidade (forte – fraco);
  • Duração (Rapido-Devagar); e
  • Frequência (agudo – Grave).

Nós mulheres temos a tendência de uma voz aguda, isso por conta das nossas condições hormonais (olá TPM), físicas e até psicológicas.

Você sabia que nas peças musicais no século 18 e 19, as cantoras de ópera, tinham os dias de Graça ou dia de Respeito, pois a qualidade da voz mudava e a peça cantada perdia a qualidade habitual, sim, isso mesmo, a voz muda no período menstrual, mas isso é um outro papo, vamos focar aqui no que temos controle e condições de melhoria.

Sua dicção pode melhorar com sua mastigação e seu tom de voz, pode variar a partir da intensidade, duração e frequência e isso muda o jogo dos seus relacionamentos, já que a voz é a portadora das emoções, verdade e Manifestação.

Por meio da voz criamos ambientes amigáveis e sadios. Que tal usar este poder na sua comunicação hoje mesmo?!

Sou Tamara Drumont, sua fonoaudióloga colunista aqui na aEmpreendedora, e vamos falar muuuuito sobre como educar sua comunicação para construir pontes de assertividade e desviar suas relações das papagaiadas que atrasam seus sucessos!

A você, desejo um Show de Voz!

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo