728 x 90

Negócios sociais: uma forma de empreender melhorando o mundo

Negócios sociais: uma forma de empreender melhorando o mundo

Negócios sociais tem como objetivo principal a transformação e melhoria da sociedade, levando bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas e comunidades.

Por muito tempo fazer negócios estava totalmente atrelado apenas a lucratividade e ganhos exorbitantes, sem nenhum cuidado com o impacto que estes negócios tinham no mundo, mas é visível quanto o nosso planeta e sociedade tem sofrido com essa forma de fazer negócios.

Foi a partir desse olhar mais cuidadoso para o mundo que nasceu o que chamamos de empreendedorismo social ou negócios sociais, uma forma de fazer negócios que tem como objetivo final gerar desenvolvimento para sociedade.

Empreender socialmente demanda inovação, visão de longo prazo e muita vontade de cuidar do planeta e das pessoas, mas, ao contrário do que se acredita, negócios sociais não são necessariamente organizações não governamentais – ONGs, empresas sem lucros e sem ganhos atrativos.

Uma prova disso foi o investimento feito pela gigante Google em 2021 de 8,5 milhões em alguns destes negócios.

Não é necessário escolher entre ganhar dinheiro e mudar o mundo. Nós podemos ficar com os dois através do empreendedorismo social.

Esse modelo de negócios tem olhado cada vez mais para tecnologia e inovação como forma de escalar processos, marketing e vendas, aumentando o alcance de seus serviços e produtos, atingindo consumidores também mais conscientes e responsáveis socialmente.

Então se você também acredita que não precisa escolher entre ganhar dinheiro ou mudar o mundo este é o momento. Vamos a um passo a passo?!

  • Defina ou identifique um problema real na sociedade – pode ser fome, desmatamento, causa feminista, política, saneamento básico ou qualquer causa que faça sentido para você. Sabe aquele problema que você sempre diz: “Se fosse eu faria diferente”? Então, estude sobre ele profundamente e vá em frente;
  • Pense em como inovar, melhore alguma solução existente. Se possível coloque tecnologia para atingir mais pessoas com menor custo e em menor tempo;
  • Busque um modelo de negócio que seja autossustentável. Existem diversas formas de ganhar dinheiro com um negócio social, mas a forma mais inteligente é vendendo para quem precisa da sua solução, seja o cliente final, empresa ou governos.

E por fim, questione pessoas e negócios que te fazem escolher entre ganhar dinheiro ou mudar o mundo, estas provavelmente não estão preocupadas em deixar um legado e um planeta mais saudável para os nossos futuros habitantes.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

0 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!