NINGUÉM PRECISA DE EMPREGO!

Como assim?! Nestes tempos de tantas pessoas desempregadas, como dizer que ninguém precisa de emprego?

Calma! Vamos explicar.

Para se ajustar às exigências do mercado, as organizações modificam-se com rapidez e não podem mais garantir o emprego em longas carreiras, até o profissional aposentar-se, como acontecia antigamente. Acontece que o mapa mental de grande parte das pessoas ainda preserva esse modelo. A evidência disso é que muitos daqueles que nos procuram buscam “um bom emprego, que me dê estabilidade e segurança”. Geralmente é neste ponto que precisamos confessar um segredo à pessoa: Papai Noel não existe! Nem o Coelhinho da Páscoa!

Brincadeiras à parte, tirando os órgãos públicos a cujos quadros se tem acesso por concurso, não existe garantia de emprego no setor privado. E em tempos de crise, nem mesmo sua competência e seus resultados garantem a sua posição. De repente, você se vê no mercado, disputando vagas com centenas, milhares de outros desempregados!

Ponto nº 1: O emprego está cada vez mais escasso, mas o trabalho é inesgotável! Percebeu a sutileza? A mensagem clara é: pare de procurar emprego! Procure Trabalho e Remuneração! Como prestador de serviço, como autônomo, como PJ, seja de que forma for, amplie seu horizonte, saia da visão em túnel, que enxerga uma coisa só. A capacidade de ser empregável é mais importante do que o emprego.

Ponto nº 2: Como está a sua Empregabilidade? Sabe o que é isto? Segundo José Augusto Minarelli, é a condição de dar emprego ao que se sabe, ou seja: colocar em ação aquilo que você sabe fazer, identificando quem – pessoas físicas ou jurídicas – “comprariam” os seus serviços, e oferecê-los adequadamente, através de um plano de Marketing Pessoal.

O Professor Luiz Carlos de Queiroz Cabrera nos diz que “Empregabilidade é a capacidade de desenvolver as competências requeridas para encontrar um espaço de contribuição profissional quando e onde for necessário”.

Resumindo:

– Não se desespere.

– Não procure somente um emprego; esteja aberto para outras formas de relação de trabalho que podem servir muito bem para um momento de Transição de Carreira, enquanto você se organiza para uma busca mais calma e focada.

– Identifique suas reais competências (e adquira outras), que representam seu grau de Empregabilidade e encontre “clientes” para as suas competências.

– Com calma e Inteligência você chega lá!

Sucesso!

Marília Schleder Fuhrmann – Consultora de Carreiras – www.msfuhrmann.com.br

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo