Nutrição adequada – Sexto “Remédio Natural” necessário em nossa vida

0
40
Nutrição adequada

A Nutrição adequada traz muitos benefícios e reflete a forma como nosso corpo está sendo tratado.

Ter dor de cabeça todo dia, sentir fraqueza nas pernas, ter febre, o humor alterado e outros fatores, são sinais de que algo está errado com sua saúde. A alimentação influencia muito nesta questão.

Você já ouviu algumas histórias de pessoas com um grande desconforto no organismo e tardiamente descobriram cura através da correção na alimentação?

Você já encontrou pessoas alérgicas a glúten ou a leite que descobriram estas incompatibilidades através de conversa com amigos que tinham os mesmos sintomas, ou depois que encontraram tais problemas na saúde dos filhos?

O primeiro passo é corrigir os hábitos alimentares conforme aquilo que pode ou não comer, em seguida adapte um novo estilo de vida.

O alimento que consumimos é bastante importante e a quantidade e a forma de preparo são fundamentais.

Comecemos por esta regra: tenha um bom café da manhã, um almoço moderado e um jantar leve.

Você sabia que a dieta descrita nas Sagradas Escrituras, antes do pecado era apenas com frutas?

Veja no primeiro livro da Bíblia, em Gênesis capítulo 3, versículo 18. Após o pecado, a terra começou a produzir “cardos e abrolhos” e Deus orientou o homem: … ”tu comerás a erva do campo”. Creio que justamente elas ajudariam no combate às doenças.

O homem tinha uma vida longa, e encontramos Noé vivendo 950 anos (Gênesis 9:29). Quando estava com 500 anos, ele teve filhos e filhas e com esta idade recebeu orientações para sobreviver ao grande Dilúvio.

Após este grande acontecimento, ele e sua família começam a alimentar-se de carnes. No capitulo 6 do livro de Gênesis no versículo 3 Deus diz que a idade do homem seria reduzida para 120 anos, e é fato que a nova alimentação contribuiu para isto.

Com o dilúvio as condições do planeta estavam precárias e foi impossível o cultivo do solo, pois permaneceram na arca muitos dias. Noé recebeu orientações divinas de qual tipo de carne seria melhor para comer.

Na arca estavam sete pares de animais considerados limpos que eram para o consumo e um par de animais denominados imundos os quais não deveriam comer.
Aqueles animais impróprios para comer estavam ali para dar continuidade à espécie.

Algumas gerações passaram e mais adiante na Bíblia, este povo foi levado cativo para o Egito, e esqueceram-se destas orientações de saúde.

Ao serem libertos por Moisés, no livro de Levíticos, capítulo 11, foram lembrados quais animais eram bons e quais não eram para a alimentação.

Podem pensar que não tem nada a ver estes escritos bíblicos, mas quando alguém enfarta ou está com um problema grave de saúde, o primeiro passo do médico é indicar os alimentos que podem e não podem ser ingeridos, entre eles estão estas carnes que são mais fortes e gordurosas.

Percebemos assim que uma dieta vegetariana é ideal para manter uma boa qualidade de vida.

Algumas dicas simples, para adaptar a um estilo de vida saudável:
  • Aumente o consumo de frutas;
  • Acrescente na alimentação verduras de cores diferentes;
  • Ingira tubérculos;
  • Prepare as leguminosas de forma crua;
  • Substitua os alimentos refinados por integrais;
  • Coma: castanhas, nozes e grãos diferenciados.

Um prato montado com alimentos de cores variadas é o segredo para a ingestão de diferentes nutrientes, vitaminas e proteínas.

A Pirâmide Alimentar é um guia para uma boa alimentação, use-a adaptando neste novo estilo de vida.

Ela está dividida em oito grupos de alimentos e auxilia de forma gráfica a quantidade da cada tipo de alimento do consumo diário:

Alimentos

Energéticos Extras:

  • óleos, gorduras, azeite (1 porção) e doces (1 porção)

Alimentos Construtores:

  • leite, queijo e iogurte (3 porções) carnes e ovos (1 porção), feijões e oleaginosas (1 porção)

Alimentos Reguladores:

  • legumes, verduras (3 porções) e frutas (3 porções)

Alimentos Energéticos:

  • grãos tubérculos, arroz, pão, massas, batata, mandioca (6 porções)

Você comeria seu cãozinho? Porque precisamos matar um boi para comer, se a terra produz uma grande variedade de alimento?

Faça o propósito de corrigir seus hábitos alimentares nesta semana, reduza a carne e evite o máximo possível comer entre as refeições.

Lembre-se de como orientamos no primeiro remédio natural, o líquido deve ser ingerido meia hora antes ou duas horas depois das refeições.

Não se esqueça dos demais remédios naturais que você tem inserido na sua vida. Nos dois meses seguintes estaremos trazendo os últimos remédios para o seu conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here