O Coaching no processo de transição para a aposentadoria.

A aposentadoria é uma das fases mais importantes da nossa vida. É um processo de transição natural, que traz consigo aspectos positivos e negativos. Mas, tão importante quanto se preparar para entrar no mercado de Trabalho é ter uma Preparação adequada para sair do meio corporativo ou mesmo para continuar exercendo uma atividade no seu Pós-carreira.

ANA TELES Coach de Carreira

Quando se olha para os aspectos positivos, aí encontramos as conquistas, realizações, resgate da sua identidade pessoal, liberdade de trabalho, mais tempo para o lazer e atividades culturais etc.. Porém, o maior benefício que recebemos com a Aposentadoria, além da remuneração pelo tempo de contribuição, é o Ativo mais Valioso, que tem um valor imensurável: o seu tempo!

Quando olhamos para os aspectos negativos aí encontramos as perdas relativas a finanças, perdas inerentes ao cargo que se ocupa e ao papel desempenhado na sociedade. Quanto mais alto é o cargo, maior é a perda dos benefícios e compensações que terá o profissional. Nas perdas também encontramos os aspectos emocionais e intangíveis do trabalho, os relacionamentos na empresa, benefícios e compensações.

Geralmente a aposentadoria é uma fase de reavaliação e questionamentos pelos pré-aposentados:

– Vou me aposentar! E agora? Quero realmente me aposentar? O que faço com o meu patrimônio intelectual? O que faço com minha experiência? Quero permanecer ativo? Se ativo, quero permanecer na minha profissão? Remunerado ou não?

Quero experimentar uma nova atividade? Estou preparado e atualizado com as mudanças e exigências do mercado de trabalho? Estou atualizada com a evolução tecnológica? Enfim, este processo de transição contém inúmeros aspectos que merecem atenção. Atualmente, o trabalhador maduro apresenta uma nova performance tanto no aspecto profissional como no aspecto pessoal, face a inúmeras e rápidas mudanças e exigências da sociedade e do mercado de trabalho, motivo, entre outros, que justifica uma Preparação Prévia desta nova fase da vida, com um processo de Coaching e, se possível, concomitante ao Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA que é um programa específico, aplicado e vivenciado em grupo.

Segundo pesquisas, grande parte dos aposentáveis não têm planos sobre o que gostaria de fazer na aposentadoria ou que tipo de atividade, seja no trabalho ou lazer, gostariam de desenvolver.

Para alguns autores, o estresse inerente ao processo da aposentadoria está associado entre outros fatores, ao tédio e dificuldades de adaptação à mudança. Outro sintoma que é comum nesta fase da vida, é o alto nível de ansiedade, observada principalmente em pessoas que já têm em seu histórico de vida, mais dificuldades em transições sociais relevantes, particularmente os solitários, tímidos ou com pouco controle pessoal sobre suas vidas na aposentadoria.

O Coaching, enquanto processo estruturado e com foco em resultado, a partir do autoconhecimento e autodesenvolvimento, tem um comprometimento também com o Coachee, considerando todos os aspectos da sua vida. É um instrumento bastante eficiente e adequado para esta fase da vida do pré-aposentado, ajudando-o a evidenciar e viabilizar os sonhos para esta nova fase da sua vida.

Através de metas, previamente definidas no projeto de vida futura do Coachee, será definido, em conjunto com o seu Coachee, um plano de ação específico, onde serão utilizadas estratégias que irão facilitar a remoção de barreiras que aparecerão ao longo do processo.

O profissional que escolhe se submeter ao um processo de Coaching na fase da sua pré-aposentadoria, com certeza, estará no comando da sua vida também na fase da sua aposentadoria.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram
Pular para o conteúdo