728 x 90

O Corpo Grita – Quando sua mente está “doente”

O Corpo Grita – Quando sua mente está “doente”

Quantas vezes você para e ouvi o seu corpo?

O Corpo Grita – Compreender nossa grande máquina chamado corpo, nos proporcionado domínio e bem-estar, em vários aspectos.

Quando sua mente está “doente” seu corpo grita, pois ele faz parte de um conjunto que consiste em células, moléculas, órgãos e tecidos. Quando não se dá a devida importância, a doença chega como reflexo das nossas emoções.

As dores, alergias e o mal-estar são alertas de que algo não está certo.

A mente funciona como um motor de carro, precisa de ajustes, e se não for feita a manutenção correte, pode fundir.

Quem nunca ouviu: “isso é coisa da sua cabeça” ou “isso é psicológico”, como se uma doença que surgi da psique fosse algo insignificante.

E não é… Pensamos juntos!

Se a mente funciona como um motor, e esse faz o carro andar, não seria a peça mais importante? Pode ter combustível, pneu em bom estado, freio etc., porém sem motor não funciona.

A mente é o nosso motor responsável por boa parte das funções do corpo humano, logo “mente doente” o corpo grita.

O ser humano está vivendo em uma constante pressão, onde tudo precisa ser no agora e as consequências desta ansiedade é capaz de gerar respostas corporais como dor de estômago.

Na linguagem do corpo significa: Como estamos assimilando a vida e como digerimos as ideias.

Na Bíblia está escrito: “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai dela”.

As pessoas que reclamam da vida o tempo todo, demonstram pessimismo, sempre dão suas “contas” antes de aceitarem uma ideia, reclamam dos vizinhos, dos filhos, do marido, da esposa, acreditam no pior, etc., são as que provocam fortes dores no estômago, como projeção de uma “indigestão mental”. (CAIRO, 1999, p,218).

Você já parou para pensar que a coluna também tem sua função no seu corpo?

Você é uma daquelas pessoas que tem dificuldade de entender seus sentimentos?

É uma pessoa que ao mesmo tempo em que precisa de amor, recusa-o por necessitar de liberdade e da sua individualidade? Mostra indecisão quanto à posição que deve ser tomada em seu relacionamento amoroso e dúvidas quanto aos sentimentos? Dificuldade financeira, insegurança quanto ao futuro profissional? Isso pode afetar sua Vertebras Lombares. (CAIRO, 1999, p, 91)

Assim como tantas outras dores: de cabeça, pressão alta ou baixa, gastrite, diabetes etc..

Outra maneira do corpo falar é a tosse, essa representa a raiva que “não sai da garganta”. Se você está vivendo um problema com alguém para quem sua opinião não vale de nada, se alguma pessoa o está deixando constantemente furioso e é impossível confessar-lhe essa raiva, ou se você está sendo obrigada a aceitar uma determinada situação contra vontade, sua garganta ficará congestionada e sensível.

Os pigarros demonstram a tensão nervosa por estar emocionado com algum acontecimento, sem, entretanto, poder demostrar esses sentimentos, sendo assim tosse ou pigarros são, muitas vezes, sentimentos e pensamentos rápidos e secretos de incômodo relacionado à algum ambiente, assunto ou pessoa. (CAIRO, 1999, p, 78)

Se ouve falar muito em doença psicossomática, e o que isso quer dizer?

Segundo DSM – 5, as doenças psicossomáticas têm origem psicológica, ou seja, são de origem emocionais ou psiquiátricas que afetam o bom funcionamento do organismo. Essas doenças também são conhecidas como somatização ou transtorno somatoforme.

As doenças psicossomáticas advêm de alguma situação emocional que o indivíduo vem por muitas vezes carregando ao longo de uma vida, e como nosso corpo é um todo (carro) se algo estiver “errado” esta ligação direta entre saúde emocional e física pode causar um sofrimento psicológico agravando uma doença física.

Sugestão, quando algo ou situação acontece na vida, vejo dois caminhos, ou você somatiza ou dá um outro olhar para a situação e se pergunta:

O que isso está querendo me ensinar?

Se autoconhecer torna seu caminho mais leve, e por isso, fazer terapia é algo primordial para o ser humano.

Clique aqui e acesse meus outros artigos.

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!