A cor só te trará sorte se te lembrar da atitude que você deve tomar
O dilema das cores e o início do ano, afinal, por que pensamos e escolhemos com tanto zelo a cor que iremos iniciar um ano?
Será devido a superstições, ao fato de que a mídia nos bombardeia com esse tipo de conteúdo, a uma tradição estabelecida, na verdade, muitas coisas poderiam justificar esse comportamento.
Fato é que até os mais céticos entre nós se rendem um pouco a esse costume. Quem nunca conheceu aquela pessoa que afirmava não ligar para essas coisas, mas, na virada do ano estava ao menos com uma fitinha de determinada cor no pulso?!
No fundo todos sabemos que uma cor sozinha não mudará a realidade, atrair o que se deseja. Para que isso ocorra é necessário o fator humano, com ações concretas.
Mas, ainda sim pensamos mais na cor que escolheremos para mudar de vida do que nas escolhas de vida que fazemos. Qual seria a causa?
As raízes de superstições, costumes sociais são muitas. O que fica evidente é a necessidade humana em se expressar e se entender por símbolos. E, nesse caso a cor é um símbolo.
Os símbolos muitas vezes ocupam lugares na nossa vida onde só palavras não bastariam. Assim, se existe um desejo por saúde, prosperidade, amor… de forma intensa e até pouco definida e específica, a cor irá traduzir esse desejo.
Talvez, se ao iniciar um novo ano fizéssemos esse processo de forma mais consciente, a “mágica” pudesse acontecer.
Ou seja, primeiramente trazer a consciência e entender o porquê das cores que já usamos para nos expressar, e, das que evitamos. Buscar o enfrentamento e a estratégia. A ressignificação ou a resiliência.
Somente depois escolheríamos uma cor símbolo para nos lembrar o que precisa ser feito, realizado.
Assim, por exemplo, não seria apenas usar verde para atrair saúde. Mas, buscar entender se o verde de fato irá remeter a saúde para aquela pessoa, os problemas que a fazem se afastar de escolhas saudáveis, pensar em conjunto estratégias para ter mais saúde.
Na arteterapia as cores importam, demonstram determinados estados emocionais, auxiliam em outros. Compõe esse processo que visa harmonia e equilíbrio na vida, possuem significados profundos, para além do que o senso comum acredita e usa.
Que possamos viver um ano repleto de cores, das que gostamos e principalmente daquelas que precisamos!
Entre em contato para mais informações:
Instagram: @fluoxetinta
E-mail : [email protected]
Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.