O país está dividido: sujo ou bem lavado?

0
O país está dividido
O país está dividido sujo ou bem lavado

Como a forma de tratar o seu arroz impacta a sua alimentação

O pais está dividido – Esta é uma discussão que deixa o “pais dividido”: o arroz deve ser cozido sujo ou bem lavado?

Você tem ideia do que está comendo e de como isto está impactando a sua nutrição? Vamos por um ponto final nesta discussão.

Corre a “boca pequena”, na “alta” e na “baixa gastronomia”, que o grão de arroz polido não deve ser lavado pois existe a possibilidade de perder alguns nutrientes como ferro, magnésio e vitaminas do Complexo B.

É uma possibilidade que, se por um lado deve ser considerada, é preciso que se considere também as condições de higiene que o nosso “ouro branco” chega em nossa casa.

Segundo a Embrapa¹ durante o armazenamento do arroz em silos, ensacados ou à granel, pode sofrer com o ataque de pragas como carunchos e traças, na forma de insetos adultos, ovos ou larvas (Arg!)

Como tratamento preventivo usualmente aplicam-se produtos à base de fosfina, que por sua vez é altamente toxica e pode, inclusive, levar a morte do aplicador caso seu manuseio não seja feito por pessoa altamente treinada e equipada com EPI’s (equipamento de proteção individual).

Como se mais não bastasse as embalagens dos grãos possuem microfuros para permitir que, sem ar no seu interior, sejam empilhadas nos paletes de transporte e nas gondolas de supermercados com estabilidade, mas que expõe os grãos a poeira e outras contaminações.

Ainda segundo a Embrapa² quando o grão de arroz integral é polido ocorre uma perda nutricional significativa em torno de 60% para o ferro e o manganês e não muito inferior, mas muito preocupante, de zinco e cobre.

Portanto se a sua preocupação é com o valor nutricional do arroz é infinitamente melhor, na minha opinião, consumir arroz integral bem lavadinho do que arroz branco, polido e sujo.

Agora se você gosta do arroz bem soltinho, lavar é essencial!

O arroz embalado está impregnado de amido, que é um subproduto do polimento e altamente espessante. Lavar o arroz até que a água saia límpida retira além da sujeira, o excesso de amido e diminui consideravelmente a chance de seu arroz ficar empapado.

Você ainda tem dúvida se deve lavar o arroz antes de cozinhar?

Ouça seu coração e seja feliz!

Inspire-se e bom apetite!

Fontes:

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here