Ouvimos o tempo todo que o Brasil vive a pior crise de todos os tempos, que a recuperação irá levar pelo menos 10 anos, que o desemprego só aumenta, que o comércio fecha as portas, etc., e o que todas essas afirmações tem em comum é apenas uma coisa: pessimismo!
Não, não quero sugerir aqui uma dose de ingenuidade, nem dizer que toda essa crise não existe e foi inventada pela mídia. O que quero dizer é que o otimismo é necessário.
É preciso enfrentar a crise com unhas e dentes, não apenas passar por ela. Não importa qual o seu ramo de atuação, sempre vai haver um trabalho para fazer. As pessoas continuam vivendo, talvez gastando menos, revendo prioridades, mas elas continuam tendo suas necessidades básicas e seus desejos. Os consumidores ainda tem sonhos a realizar e eles vão precisar de bons fornecedores de produtos e serviços para realizar esses sonhos.
Talvez você tenha que repensar o modelo do seu negócio, diminuir custos e otimizar investimentos. Converse com seus clientes, entenda o que eles ainda priorizam.
Se hoje você gasta tudo o que ganha para pagar o aluguel e manter o seu espaço, por que não oferecer um serviço diferente? Atenda seus clientes em domicílio. Mais conforto para eles e menos gasto para você.
O exemplo acima funciona para alguns negócios, para outros talvez não. Mas é preciso repensar, movimentar, descobrir novas estratégias, agregar novos serviços e não deixar que o seu cliente vá embora.
O momento não é dos melhores, eu sei. Mas desistir não é uma opção 😉