O Poder do Hábito – Charles Duhigg

0
63
O Poder do Hábito

Comece a mudar seu hábito ruim agora. Só depende de você.

Somos seres de hábitos, mas será que os dominamos ou somos dominados por eles?

Como podemos mudar hábitos ruins para hábitos que nos levem ao sucesso?

A princípio achei que O Poder do Hábito seria mais um daqueles livros chatos de autoajuda, porém me surpreendi.

O autor consegue transmitir sua experiência e dá exemplos de cases de sucesso, ele nos mostra que mudar um hábito altera diretamente outros pontos relevantes em nossa vida.

No livro Charles cita grandes exemplos de sucesso empresariais, como do diretor executivo da Starbucks, e sucesso pessoal, como do nadador Michael Phelps, onde uma mudança na rotina gerou a mudança do hábito.

Para o autor precisamos mudar o hábito, substituindo-o por outro hábito, mas que seja um hábito positivo.

Visto que um hábito não pode ser extinguido e sim substituído. Os comandos que vamos criando em nossa rotina, vão abastecendo nossos hábitos, tudo porque esperamos uma recompensa mental.

É engraçado que mesmo tendo lido este livro somente agora, verifiquei que consegui através desse mesmo método que ele ensina, mudar um dos piores hábitos em minha vida, e um dos mais difíceis para grande parte da população, o hábito de fumar.

Eu já havia tentando parar de fumar várias vezes, mas aguentava por um tempo e depois voltava.

No entanto, resolvi (mesmo sem saber desse lance da recompensa) trocar o meu hábito de fumar por outro hábito. E foi assim por substituição que hoje já estou a mais de 1 ano sem fumar.

Sempre gostei de fumar, e se o cigarro não fosse tão prejudicial a minha saúde, eu jamais pararia de fumar, porque o prazer que sentia em fumar era imenso.

Mas, na minha vida outro grande prazer é o da leitura, então tomei uma decisão. Sempre que eu sentisse vontade de fumar eu começava a ler.

Por que ler?

Porque ler nos transporta para mundo inimagináveis, e te tira da realidade presente. Tanto deu certo que já faz muito tempo que não fumo e nem sinto falta de fumar, e ainda por cima ano passado bati a minha meta de leitura, lendo mais de 200 livros no ano.

Ou seja, um hábito ruim para minha saúde se transformou num hábito que me fez evoluir e aprender.

Onde eu vou estou com um livro na bolsa, ou meu kindle, ou celular. E sempre estou lendo.

Com uma mudança de hábito alterei outras partes importantes da minha vida.

Ou seja, eu dominei meu hábito, não ele a mim. Somos donos do nosso destino e dos nossos desejos. Ninguém pode mudar um hábito por nós.

A nossa forma de encarar esses hábitos que nos prejudicam é que pode ser a solução para vários de nossos problemas.

Não foi só o fato de parar de fumar que foi alterado, por consequência, comecei a me sentir melhor nas minhas corridas, então resolvi melhorar meus hábitos alimentares também, por essa mudança também consegui mudar algo que a algum tempo estava tentando e não conseguia, que era emagrecer e me sentir em paz com meu corpo.

No meu caso mudar um hábito foi como uma bola de neve, que foi mudando tudo ao meu redor.

Mas, o principal ponto do livro que para mim é a base de tudo, é querer mudar, é descobrir que hábitos estão sendo prejudiciais na sua vida. Tanto na vida pessoal, afetiva, profissional.

Esse autoexame é fundamental, o maior conhecimento que podemos adquirir na vida é conhecermos a nós mesmos. Muitas pessoas vivem a vida inteira sem saber quem são.

Deixam-se levar, vivem a vida assim, sem se descobrir.

Essa descoberta pode mudar a sua vida. Pode mudar tudo que te impede de atingir seus objetivos.

Não deixe para depois, mude agora.
Seja o dono da sua vida.
Descubra-se
Transforme-se.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here