Personal Trainer deixou de ser uma profissão para se tornar um negócio.
Os temas atividade física, saúde, bem-estar e ser saudável estão cada vez mais em alta e geram muitos negócios e empregos, movimentando e economia.
Desde a oferta de roupas e calçados apropriados para a prática cada esporte, impulsionando assim o setor calçadista e da confecção ou aumentando as importações, até acessórios como luvas, garrafas de águas, frequencímetros e serviços como academias e o tão famoso Personal Trainer.
Porém em muitos casos o que temos são Educadores Físicos despreparados para qualquer aspecto profissional que não seja a parte técnica, que eles adquiram na faculdade ou em inúmeros cursos de especialização.
Muitos deles não têm preocupação com as técnicas para retenção de clientes, e cuidados básicos como demonstrar profissionalismo ao enviar um e-mail, ser pontualíssimo já que o serviço é vendido por hora ou ainda manter um cadastro atualizado, e isso para falar somente do básico.
Vejo uma grande oportunidade para aqueles que investem em suas carreiras e se enxergam como uma empresa, onde é importantíssimo que existam todas as áreas, mesmo que sejam executadas por esse mesmo profissional.
Para começar pare de tratar o seu cliente como aluno, que pressupõe que tem algo a aprender com você, e sim como cliente. Sim, seu cliente que compra os seus serviços e paga por eles, em muitos casos até antecipado.
Essa simples mudança na nomenclatura já deve causar uma reflexão sobre a diferença entre esses dois personagens. Um cliente merece atendimento profissional não só nas questões técnicas, mas em todo o processo da entrega dos serviços, o cliente não está lá para aprender o que você sabe e sim está comprando o seu conhecimento e orientação para uma tarefa específica.
A empresa Personal Trainer deve entregar esse serviço com qualidade e pontualidade, utilizando o departamento jurídico para que elabore e gerencie os contratos de prestação de serviços, comercial que prospecte clientes, departamento de marketing para retenção de clientes, contas a receber para fazer as cobranças, compras que cuide da aquisição de materiais de trabalho, RH que busque o que há de novo em cursos de capacitação, um setor de contas a pagar para que seja feito um fluxo de caixa que facilite a tomada de decisão sobre o melhor momento para esses investimentos e uma área de inovação e tecnologia que busque informações das novidades no mercado em equipamentos e softwares que auxiliem nas tarefas do dia a dia, inclusive montagem e controle de treinos, assiduidade do aluno e atendimento a distância.
Quem executa todas essas tarefas? Você, Educador Físico que é também um empreendedor e administrador.
Passe a se reconhecer com uma empresa e ter a dimensão da grandeza do seu trabalho e com certeza estará entregando para o mercado um serviço diferenciado e de qualidade superior.
Cabe a você também elevar o nível dos serviços e dos profissionais dessa área e contribuir para que o Personal Trainer tenha no futuro, o reconhecimento e valorização do seu trabalho.
Se você não tem habilidade para a gestão de todos esses processos estabeleça uma parceria com um profissional especializado e veja as suas receitas aumentarem expressivamente.
Quer saber mais sobre esse tema? Sou especialista em gestão de pequenas e médias empresas, entre em contato.
Excelente matéria! Hoje o consumidor não busca só o serviço que é descrito e sim tudo que está intrínseco, inclusive são estas entrelinhas que fidelizam o cliente.
Parabéns! Por mais leituras assim…
Sempre incrível né. Que espelho que eu tenho em casa, assim fica fácil brilhar.
Excelente matéria !
Parabéns a sua visão de transformar um aluno e um cliente faz á diferença .
Parabéns pela matéria. Amei.
Oi excelente matéria. Sou personal
E você tem razão quAndo cita o despreparo do educador físico para o mundo corporativo . me vi nessa matéria. Obrigada por expor sua visão
Tania, que bom que gostou!!1 Obrigada.
Parabéns Ose! Matéria ficou excelente!!
Hoje em dia, com a chegada e a facilidade dos onipresentes smartphones, recebemos mtas informações, o povo anda atirando e vendendo mto gato por lebre. “Todo mundo é profissional” tudo parece ser tão fácil é tão funcional. Assim como um passe de mágica!
Mas, no fundo sabemos, que para se tornar um profissional de verdade, existe um longo caminho a ser percorrido.
Parabéns de coração pelo compromisso que tens contigo e automaticamente para com os que te buscam!
E acho que é esse o segredo. “Quando a gente se compromete, a providência Divina se compromete junto.”
Não tem como dar errado. Coisas lyndas acontecem!!
Sim, para que realmente possamos fazer a diferença temos que investir em nossas carreiras, trabalhar duro e com muita seriedade.
Excelente texto Ose!
Parabéns! Abraço fraterno
Obrigada Lê, logo tem mais.
Realmente quando tratamos nossa expertise como um negócio, fica mais claro a ambas as partes que isso é uma relação profissional e não pessoal, muito bom..
Excelente matéria!
Goste da forma que você colocou que a pessoa que contrata esse tipo de serviço não é um aluno e sim um cliente. Nunca havia pensado desta forma.
Parabéns!!!
Obrigada!
Parabéns Ose.
Matéria muito boa, com uma visão bem profissional sobre os aspectos necessários de um personal trainer.
A Suor retrata perfeitamente esse profissionalismo.
Jacque, que alegria “ver” você por aqui e receber elogios de uma profissional como você, que admiro muito!
Excelente matéria! E acho que crucial também. Para aqueles profissionais que têm dificuldade em se administrar ou até mesmo não sabe onde estão falhando!
Parabéns Ose!
Que através de sua escrita e seu conhecimento, você ajude muitos profissionais!
Obrigada! Espero poder contribuir para que esse mercado se torne cada vez mais prifissional e sério.
Adorei o texto!
Um ponto de vista sobre o esporte, que é esquecido corriqueiramente, mas é fundamental para a manutenção dos profissionais.
Obrigada!
Oi Alessandra, muito obrigada!
É um prazer estar por aqui e poder aprender com todaa vocês.
Olá Ose
Quero parabenizar você pela matéria ficou excelente, é muito bom ter pessoas como você fazendo parte da familia A Empreendedora.
Graças ao nosso diretor Gerson, podemos apresentar conteudos bem bacanas para as pessoas que acompanham está REVISTA.
Abraço
ALESSANDRA BATISTA (Colunista)
Consultora Empresarial