O que é coaching e quais seus benefícios

0
306
O que é coaching - Claudia Deris
O que é coaching

Muito tem se ouvido falar sobre o coaching e seus benefícios, mesmo assim a maioria das pessoas possui dúvidas sobre como de fato funciona o processo, quais mudanças efetivas este tipo de trabalho provoca e em quanto tempo se percebe o resultado.

Pensando no bem-estar e com o intuito de contribuir no crescimento profissional e pessoal de nossas leitoras é que convidamos uma de nossas colunistas, Cláudia Deris que é Coach de Carreira e Liderança, atuando na área de desenvolvimento humano há mais de 12 anos, para nos explicar sobre todo este processo e sua forma de trabalho.

A Empreendedora: Claudia, afinal, o que é coaching?

Claudia Deris: O coaching é o processo através do qual o coach (treinador) presta assistência e orientação ao coachee (cliente) objetivando o alcance da meta definida no início do processo de modo a obter os melhores resultados desenvolvendo e aperfeiçoando as habilidades e potencialidades do coachee de forma eficiente e objetiva.

O processo de Coaching é uma verdadeira jornada de reflexões e conclusões que devem obrigatoriamente convergir em um plano de ações visando a meta do cliente

A complexidade deste trabalho está em como este processo é realizado e o tipo de meta a ser trabalhada.

E quando se fala em meta o que precisa ficar bem claro para o leitor é que a meta precisa ser definida com base na autorreferência, ou seja, seu êxito dependerá 100% do coachee (cliente).

A Empreendedora: Como este tipo de serviço funciona, tem método específico?

Claudia Deris: O processo de coaching possui várias ferramentas que permitem ao profissional da área atuar de forma dinâmica e personalizada, o que precisa ser observado pelo cliente é a sua movimentação em direção à meta a ser alcançada.

Em meus processos de coaching atuo com sessões semanais (virtuais ou presenciais) tendo uma duração média de 40 a 60 minutos, nestas sessões trabalho as rotinas a serem adaptadas e melhoradas, as crenças limitadoras e fortalecedoras e as competências a serem desenvolvidas pelo cliente.

A Empreendedora: Em quais áreas o profissional de coaching pode atuar?

Claudia Deris: Uma vez que as metas sejam autorreferentes, as áreas se tornam as mais diversas, pois dentro do curso de formação de coaching não trabalhamos especialidades e sim aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais e desenvolvimento de metas.

No mercado encontramos muitos profissionais especificando suas área de atuação, por preferência e por terem uma certa experiência no ramo.

Sendo assim as áreas podem abranger: financeiro, profissional, relacionamento interpessoal, saúde e etc..

Atualmente trabalho voltada para desenvolvimento de carreira e liderança, porém também atendo clientes que tem como objetivo a perda de peso, pois o coaching possibilita ao profissional inúmeras ferramentas e técnicas que viabilizam qualquer meta desde que seja autorreferente.

A Empreendedora: Qual a diferença entre coaching e mentoring?

Claudia Deris: A mentoria é um serviço prestado exclusivamente por um profissional experiente na área de atuação, dando conselhos e orientações específicas com base em sua experiência no assunto.

O coaching não fornece soluções prontas, consiste em tirar o indivíduo (grupo ou empresa) do seu estado atual e conduzi-lo até o seu estado desejado, tendo como principal fator a arte de fazer as perguntas certas para melhor eficiência.

A Empreendedora: O coaching é capaz de mudar a vida de uma pessoa?

Claudia Deris: Sim e Não! Quanto a excelência do processo não tenho a menor dúvida.

Entretanto, toda mudança depende da disposição, interesse e iniciativa de cada um, de nada adianta ter em mãos a fórmula da juventude se não a tomá-la, envelhecerá com a fórmula nas mãos. O mesmo ocorre com o coaching.

É preciso ter disposição e empenho, ou será apenas mais uma fórmula vencida dentro do frasco.

Considero de suma importância deixar isto claro para meus clientes, pois o primeiro passo para uma mudança efetiva é tomar posse de suas escolhas e entender que atuar como protagonista é o fator fundamental para toda a mudança tão desejada.

A Empreendedora: Quando uma pessoa deve contratar os serviços de um coach?

Claudia Deris: Sempre que quiser avançar em relação às metas e desejar aperfeiçoar suas habilidades e competências, pois com ele fica infinitamente mais claro quais os caminhos a serem percorridos e as ferramentas necessárias para ter êxito no que deseja.

A Empreendedora: Qual a diferença em contratar um profissional de coaching e fazer um curso de coaching?

Claudia Deris: Tenho visto uma grande confusão em relação ao tipo de serviço a contratar, há muitas pessoas que precisam dos serviços de um profissional em coaching e vão fazer o curso sendo que no serviço personalizado, o coach irá trabalhar exatamente no que o cliente deseja avançar, já no curso, aprenderá as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de coaching.

Ou seja, se está com dor de dente terá que fazer o curso de odontologia para resolver o problema, ou contratar um dentista?

Faça uma sessão de alinhamento totalmente gratuita, preencha o formulário abaixo que nossa colunista Cláudia Deris entrará em contato contigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here