Onde investir: Marca nova ou rede já conhecida no mercado?

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Onde investir: Marca nova ou rede já conhecida no mercado?

É muito difícil responder qual o melhor investimento, se é a marca nova ou rede já conhecida no mercado. A princípio pode-se pensar que a marca mais estabelecida, forte e consolidada é mais segura; porém será a marca mais lucrativa também?

Quem busca uma franquia, busca a segurança de entrar para um negócio já estruturado e testado, com uma marca conhecida por grande parte das pessoas.

Este é o melhor cenário, investir em uma marca de desejo público, já estabelecida e completamente estruturada, sempre é desejável.

Porém, temos que considerar que as marcas hoje constituídas e bem posicionadas, começaram há algum tempo, com sua primeira franquia.

Gosto sempre de recomendar a novos franqueados e franqueadores, que assistam ao filme Fome de Poder.

Esta é a história de uma grande franquia mundial, o McDonald’s, que a partir de uma única loja com processo inovador e de sucesso de vendas, passou a ser uma franquia, e começou com uma loja antes de se tornar um império.

Como saber se uma nova e modesta franquia lançada hoje no mercado não será uma grande rede no futuro?

A escolha de uma marca de franquia, deve primeiramente ter alguma sintonia entre franqueado e franqueador, algum apresso e admiração pelo modelo de negócio da marca por parte do novo franqueado, sintonia com o modelo de operação que lhe foi apresentado.

Este é o primeiro passo para escolha de uma franquia. A seriedade da franqueadora é um fator a se considerar. Seja ela em uma franqueadora já estruturada ou nova.

Escolher uma marca para ser sua franquia, pura e simplesmente por expectativa de alta rentabilidade, pode não ser um bom negócio.

As grandes redes, em algumas praças, principalmente nas capitais, têm como franqueados, das melhores lojas, pessoas que começaram na marca antes dela ser tão consolidada e reconhecida e muitos dos franqueados passam a ter mais de uma loja a medida que a marca se fortalece.

Após o crescimento da marca, é comum, que depois de estarem muito bem consolidadas, já tenham as melhores praças ocupadas e algumas até com critérios mais rígidos de seleção de franqueados.

A disponibilidade para novas lojas, passa a ser, somente em cidades menores, fora das capitais.

A nova franquia, que surge de um lançamento de negócio, com algum diferencial no mercado, sendo atrativa ao público e com a possibilidade de ter a operação replicada, pode ser uma oportunidade de investimento, e tornar-se uma Grande Rede, assim como outras.

Uma nova franquia pode ser um bom negócio, se estiver bem estruturada e se o franqueador realmente for uma pessoa que entende do setor e tenha conhecimentos técnicos e administrativos para gerir uma rede em desenvolvimento.

As franquias novas, bem estruturadas, possuem alguns padrões arquitetônicos, que fazem com que os custos das obras de novas lojas não sejam tão menores do que outras lojas com marcas já consolidadas, pois possuem padrões já estudados.

A aposta está no crescimento da rede, na maior possibilidade de escolha de ponto para abertura de lojas e na disposição que o franqueado tem que ter para crescer junto com a nova marca, aprendendo sempre e se desenvolvendo continuamente.

Tanto a rede de franquias já estruturada, como a nova franqueadora, podem sofrer mudanças administrativas no decorrer do desenvolvimento da marca.

É importante perceber o profissionalismo da equipe da franqueadora, já durante o processo de compra da franquia, tudo deve ser analisado.

Infelizmente não é possível dar uma resposta objetiva para esta equação.

O que podemos usar para ponderar é que uma rede de franquia seja ela nova e bem estruturada, ou uma rede já consolidada, pode ser mais segura que um negócio novo e independente.

Dados do SEBRAE indicam que 80% dos negócios independentes fecham até o quinto ano e nas franquias, este numero não passa de 15%.

Para o sucesso de uma franquia, além da marca forte, estrutura oferecida pela franqueadora, os produtos, necessita da dedicação diária do franqueado em seu estabelecimento.

Esta dedicação fará muita diferença no sucesso do negócio.

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