Os 7 Pilares da aposentadoria ativa bem-sucedida

0
363
Os 7 Pilares
Os 7 Pilares da aposentadoria

Empoderando o seu Projeto de Vida Pós-carreira

Os 7 Pilares da aposentadoria ativa bem-sucedida surgiram como aspectos a serem observados para o êxito no seu Projeto de Vida Pós-carreira.

Na evolução do conceito de aposentadoria, os aposentáveis optam cada vez mais por frustrar um dos elementos essenciais que é a inatividade.

O profissional se aposenta hoje em plena produtividade e não deseja ser excluído do meio corporativo. Eles querem continuar contribuindo com a sociedade com seus talentos, competências e suas aptidões.

Vale lembrar que a aposentadoria não é somente um salário que o trabalhador continua recebendo sem exercer a sua atividade profissional. Há de se considerar outros aspectos da sua vida que precisam estar harmonizados entre si.

Para bem viver a aposentadoria de forma ativa e bem-sucedida, os 7 pilares necessários para sustentar essa nova fase são:

  1. Conhecimento;
  2. Gestão financeira;
  3. Saúde sob controle;
  4. Rede de relacionamentos;
  5. Educação Permanente;
  6. Competência (expertise);
  7. Projeto de vida.

Os 7 pilares para uma aposentadoria com êxito não foram escolhidos por acaso.

Após muita leitura e pesquisa sobre o comportamento e as necessidades dos aposentados, analisando a roda da vida daqueles que participaram dos nossos seminários de Preparação para a Aposentadoria – PPA, chegamos a esses pilares para a sustentabilidade de uma aposentadoria com êxito.

A aposentadoria pode sim ser um período de muitas realizações!

  1. O Conhecimento

Vivemos na era do conhecimento. A Revolução do Conhecimento trouxe consigo, novas exigências pessoais e profissionais.

Este pilar da Aposentadoria ativa bem-sucedida ajuda a pessoa a conhecer melhor o contexto em que vive e atua e a se posicionar melhor nos relacionamentos principalmente se o profissional sênior escolher a continuidade de suas atividades laborais.

Ajuda a “abrir portas”, estimula a criatividade para novas oportunidades.

O conhecimento deve começar com uma viagem no seu interior, através do autoconhecimento que favorecerá a assertividade nas suas escolhas, no seu desenvolvimento pessoal contínuo e na sua autorrealização.

  1. Gestão financeira

O planejamento para esse pilar da aposentadoria deve acontecer com bastante antecedência, para que possa viabilizar uma poupança financeira construída com tranquilidade.

Um aspecto importante a ser considerado no contexto Financeiro é a Educação financeira. Tão importante quanto receber o salário é saber como gastar e comprometer seus rendimentos.

O princípio da educação financeira é: saber como ganhar, gastar, poupar e investir seu dinheiro para melhorar a sua qualidade de vida.

  1. Saúde sob controle

Entendemos que a saúde é um dos principais pilares da aposentadoria Ativa Bem-Sucedida. Antes mesmo que chegue a aposentadoria, o controle da saúde deveria ser uma prioridade do trabalhador que teria uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional.

Manter a vida social ativa é o que mais deve ser levado em consideração para continuar o seu caminho pós-carreira com qualidade de vida.

  1. Rede de relacionamentos

Os relacionamentos são importantes para o desenvolvimento psicossocial do aposentado, inclusive a família. Essa última tem um papel determinante na forma de como o aposentado vai viver essa nova fase da sua vida.

Ao chegar à aposentadoria, tão importante quanto ter recursos financeiros para aproveitar a melhor fase da vida, é mudar a rotina e as atividades para construir um novo círculo de amigos, novos hábitos e papéis sociais.

  1. Competências (Conhecimento, Habilidade e Atitude)

Quando você se aposenta, o seu conhecimento faz parte da sua bagagem profissional e intelectual.

Elas possibilitarão você prosseguir caminhando na sua jornada profissional, dessa vez, trabalhando naquilo que você gosta e no horário e local que você escolher.

Mesmo se você escolher uma atividade de voluntariado, certamente colocará sua expertise à serviço de uma causa social.

  1. Educação Permanente

Na aposentadoria a educação permanente deve contemplar as principais dimensões da vida do cidadão e não somente o saber intelectual, a exemplo das universidades livres, favorecendo maior grau de interação e troca interpessoal nos relacionamentos.

  1. Projeto de Vida Pós Carreira

Elaborar o projeto de vida por escrito é fundamental, pois permite elaborar o plano de ação, estabelecer um cronograma de atividades, fazer o acompanhamento e ajustes das atividades e obter a motivação necessária para agir e caminhar na direção certa.

Trata-se de uma ferramenta que, se bem utilizada, pode proporcionar-nos a realização plena das nossas metas, incluindo, se necessário, mudança de hábitos e comportamentos e o nosso modelo mental.

Mais sobre este assunto, no livro “Aposentadoria e Coaching – Conheça os benefícios do Coaching no seu Projeto de Vida Pós-carreira, a ser lançado no final de outubro 2020.

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here