Os 7 Pilares de sustentação da autoestima

0
77
Autoestima
Autoestima

Quer saber como faz uma mulher para vencer todos os obstáculos para alcançar os seus sonhos? Autoestima e Amor-próprio. Esse é o ímã que atrai dinheiro, amor e oportunidades para usar os seus talentos.

Quando nos amamos e nos respeitamos pelo que somos e geralmente nos sentimos satisfeitos na maior parte do tempo, estamos com nossa autoestima e a nossa autoconfiança elevada.

Quando a nossa vida emocional está em conflito, estamos com baixa autoestima.

A Autoestima é, entre tantas definições, o retrato do nosso diálogo interno, como fatos ou verdades sobre nós, sobre nossas crenças que reflete na nossa autoimagem.

Essas verdades se tornam janelas ou lentes pelas quais vemos e julgamos as coisas, as pessoas, as circunstâncias e o mundo.

1. Família

Quando crianças, nossa autoestima, ou seja, nossa autoconfiança e autorrespeito são altamente influenciados pelos adultos da nossa família, na medida em que tenhamos sido amados, respeitados, valorizados e encorajados a confiar em nós mesmos por eles.

Quando não somos atendidos nas necessidades básicas nesta fase da vida – alimento, atenção, carinho, educação voltada para o convívio e a possibilidade de se expressar sem medo – mais tarde podem surgir ansiedade, depressão, sentimento de desvalia, dificuldades em manter relacionamentos, que alternarão a nossa autoestima para baixo.

2. Autoconhecimento

Só quem se conhece bem consegue construir uma autoestima elevada. O conhecimento de si mesma, é uma incrível viagem interna, identificando seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Isto permite você potencializar as suas qualidades e minimizar os seus defeitos, para obter os melhores resultados naquilo que você quiser.

Seja nos relacionamentos, seja numa entrevista, seja nos conflitos. Corremos o risco de vulnerabilidade quando não temos a clareza do que somos capazes, bem como podemos perder excelentes oportunidades por não nos sentirmos preparados para atingir metas mais ousadas.

Para mapear seus pontos fortes e pontos francos, pode recorrer a alguns exercícios e/ou ferramentas de Coaching ou buscar auxílio de algum profissional da área de Desenvolvimento Humano.

3. Inteligência

A autoestima promove a sua autoconfiança e a sensação de “Eu posso”, “Eu sou capaz”. Isto leva você a se sentir poderosa!

Sugiro a você que faça um inventário das suas conquistas, desde as pequenas, como por exemplo, fazer alguns reparos domésticos, até atingir metas mais elaboradas!

É legal você apreciar esta relação e vai dando um “ok” do lado, à medida que reconhece a conclusão destas.

Verifique e experimente a sensação de que você é capaz! A Inteligência é a capacidade de você encontrar os caminhos, montar estratégias para conseguir atingir as suas metas.

É usar a criatividade para inovar e ampliar a visão sobre a solução de problemas. À medida que você vai atingindo as pequenas metas, você vai ficando mais preparada para atingir as maiores.

A autoconfiança como consequência de uma autoestima elevada faz com que você exponha suas ideias levando motivação a outras pessoas e colocando os seus talentos a disposição da comunidade.

4. Beleza

A autoestima leva você à apreciação de si mesma, a gostar da sua aparência e se sentir bem consigo mesma.

É cuidar com carinho da sua saúde, da sua alimentação, do seu corpo, da sua aparência! É se olhar pela manhã no espelho e ser generosa consigo, com um Bom Dia sonoro e um belo sorriso!

É reservar espaço na sua agenda para ir na academia ou numa aula de dança. É identificar em você algo que a faz única e especial!

Escolha a sua roupa, faça a sua moda. Sinta-se confortável e bonita dentro dela.

Esqueça o padrão de beleza imposto pela sociedade e pela indústria de roupa. Ser bonita tem a ver com uma autoimagem bem elaborada e bem acolhida com alegria e autoconfiança.

5. Amigos

Sentir-se lembrado, sentir-se solicitado, acolhido pelos amigos, convidado a participar de eventos sociais é fundamental para fortalecer a nossa autoestima.

Saber que pode contar com a amizade das pessoas, é um refúgio para as horas de dor, de medo, de tédio e tudo que pode abalar nossa fé na vida ou em nós.

Quem cultiva esta rede fraterna cria um ambiente propício às trocas afetivas, que fazem florescer o amor-próprio.

O ambiente de amizade também faz com que desperte o sentimento de solidariedade fazendo com que você se sinta útil e coloque seus talentos à serviço dos outros.

6. Amor

A afetividade, o amor na vida de todos nós, representa uma necessidade básica do ser humano. Tem tudo a ver com a autoestima: melhora a autoconfiança, a pele, o humor, brilho nos olhos.

Quando a pessoa está enamorada costuma ser mais feliz, bem-humorada, fica mais bela e ainda sofre menos riscos de ter depressão, ansiedade e estresse.

O organismo passa por transformações orgânicas, reflexos destes estados emocionais positivos que elevam a sua autoestima, minimizando as tendências de sobrepeso e a mesmo os riscos de doenças crônicas.

No entanto é preciso cuidar e reavaliar o relacionamento a dois, buscando sempre preservar a sua individualidade.

O amor, o respeito, a valorização pela minha pessoa, sempre começa em mi mesma.

Quando eu tomo consciência sobre estas questões, eu sou capaz de ver todas as minhas virtudes e meu direito de ser feliz.

7. Reconhecimento

Palavra mágica que nos motiva a fazermos cada vez melhor aquilo que foi reconhecido pelos demais. É uma massagem para o nosso ego que fortalece e aumenta a nossa autoestima.

Contudo é sempre bom lembrar de que o reconhecimento deve começar a partir do nosso diálogo interno. Reconhecer, com humildade, os nossos méritos e nossas conquistas e se sentir uma pessoa merecedora!

Importante também é ter gratidão pelo reconhecimento dedicado a você, ao seu trabalho e às suas conquistas!

Aproveitar e usar estas manifestações como motivação para você melhorar cada vez mais a sua performance, quer seja no seu trabalho, nos seus relacionamentos.

Procurar, sempre que possível, reconhecer também nas pessoas, em primeiro lugar, os aspectos positivos do seu comportamento, da sua expressão e das suas atitudes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here