Pessoas e dEficiência: diálogos interdisciplinares inclusivos

0
159
Pessoas e dEficiência
Pessoas e dEficiência diálogos interdisciplinares inclusivos

Livro sobre diversidade e inclusão terá webinar de lançamento via Zoom no dia 05 de agosto às 20 horas

Pessoas e dEficiência: diálogos interdisciplinares inclusivos é um compilado de 12 capítulos escritos por profissionais na área da inclusão.

A referida obra foi idealizada e organizada pela psicopedagoga Fabiane Favarelli Navega e seu esposo, o advogado Dr. Paulo César Tavella Navega, com quem soma forças na luta pela inclusão. Fabiane é especialista em educação inclusiva com foco nas Altas Habilidades e Superdotação há 21 anos.

“A ideia surgiu da nossa vontade de promover a reflexão e mudança de atitudes em nossa sociedade. Foi um trabalho coletivo e muito bem desenvolvido, o que resultou nesse conteúdo riquíssimo sobre diversos olhares e experiências inclusivas”, acrescenta Fabiane.

Profissionais nas áreas da educação, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, política, arquitetura, medicina, do jornalismo, direito e empreendedorismo foram convidados para integrar o projeto que teve início em março deste ano. O engajamento aconteceu rápido e em pouco tempo o grupo estava formado.

Na obra “Pessoas e dEficiência: diálogos interdisciplinares inclusivos”, os autores compartilham suas experiências através de artigos que contribuem com os estudos, as pesquisas e vivências pessoais na área da inclusão.

“Com o lançamento de Pessoas e dEficiência, nosso objetivo é levar conhecimento aliado às experiências na área, romper com as barreiras atitudinais e despertar a consciência para a diversidade, empatia e inclusão”, comentam Fabiane e Paulo César.

O livro traz ainda uma ferramenta extra de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou dificuldade de leitura. Um QR Code estampado no interior do material dá acesso instantâneo ao e-book em pdf para ser lido com o auxílio de programas de leitor de tela ou ampliação da fonte.

Veja a seguir a lista com os capítulos que compõem a obra:

  • Altas habilidades/superdotação: um olhar para os aspectos emocionais e sua relação com o subdesempenho acadêmico (Fabiane Favarelli Navega).
  • A Lei Brasileira de Inclusão e a tomada de decisão apoiada (Paulo César Tavella Navega).
  • Reabilitação neuropsicológica do idoso para uma inclusão eficaz (Ana Cristina Afonso e Denise Wendland).
  • Orientação e mobilidade na infância: sugestões de atividades (Andréia Sankako e Lígia Braccialli).
  • Educação Inclusiva e a educação especial na perspectiva inclusiva (Carolina R. Videira, Érica L. Plotek e Samara C. Y Goya).
  • Superações do adulto com diagnóstico tardio: TDAH e dislexia (Denise Wendland e Ana Cristina Afonso).
  • A visão do médico e a expectativa da família sobre a inclusão escolar: os modelos de saúde, a insistência no diagnóstico e a demora no início do tratamento (Fabiana Romero Salvador).
  • Acessibilidade física como forma de transformação humana (Gabirella Zubelli).
  • O capacitismo no cenário dos novos paradigmas do futuro (Juliana Santos).
  • Tecnologia assistiva: como garantir sua funcionalidade no contexto inclusivo? (Mari Zulian).
  • A comunicação e as barreiras atitudinais (Michelly Basso).
  • Inovação e tecnologias assistivas (ITA) para os espectros do autismo (Walter Marinho).

O evento de lançamento de Pessoas e dEficiência: diálogos interdisciplinares inclusivos é gratuito e aberto a todos os públicos.

Para participar basta ingressar na webinar do Zoom, no dia 05 de agosto às 20 horas, através do link a seguir e inserir a senha de acesso.

https://us06web.zoom.us/j/89236479093?pwd=ek01bWNyYmVUSWxDSEVRMlRZRDg2dz09

Senha de acesso: 995088

Acesse outras matérias de minha autoria, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui