Search
Close this search box.
planejamento

Planejamento anual: Criando o crescimento do seu negócio em 2018.

O ano novo chegou! E janeiro é o mês que as empresas iniciam seus processos de planejamento, coaching e treinamentos de equipes.

Esse é o mês em que pontuamos tudo o que deu certo em 2017 e buscamos formas de ampliar estes resultados, além de identificar o que precisa ser melhorado para 2018.

Nesse momento é importante que o plano a ser executado contemple estratégias para o alinhamento de todos os envolvidos em prol do objetivo definido para o negócio.

Isso porque quando fica claro quais são as metas do ano, é esperado que todos direcionem as suas ações e esforços para conquistá-las.

Se o objetivo do período não estiver especificado, cada setor do negócio fará o que achar melhor e os resultados não estarão congruentes.

Pode parecer óbvio, mas a realidade é que no dia a dia de pequenas e médias empresas a correria é muito grande, e se a direção não estiver clara, os resultados estarão dispersos e a performance da equipe comprometida.

Para te ajudar, separei algumas dicas que usamos no início dos processos de coaching de negócios com pequenas e médias empresas no começo do ano.

É importante ter em mente que nenhum planejamento deve ser estático. Por isso falamos tanto em “processo”.

Estabeleça a direção do seu negócio para este ano, mas esteja aberta e atenta para responder aos desafios que aparecerão no caminho.
  1. Defina os objetivos principais para este ano

Em primeiro lugar é importante estabelecer quais serão os objetivos principais deste ano para o seu negócio. Em dezembro de 2018, o que sua empresa deve ter atingido? Por exemplo, se em 2017 sua empresa focou como objetivo principal aumentar a cartela de clientes, em 2018 o objetivo poderia ser fidelizar estes clientes ou ainda, consolidar a marca.

Reúna as lideranças do negócio e faça um brainstorming sobre quais são os objetivos principais para 2018. Leve em conta o estado atual do negócio, forças e fraquezas internas e as projeções do seu mercado.

A sugestão aqui é que você escolha 3 objetivos principais, e então trace o planejamento de ações de cada setor do negócio em alinhamento ao que foi definido.

  1. Trace metas para cada setor

Aqui é importante olhar para a performance do negócio no ano anterior. Trace metas maiores do que foram alcançadas anteriormente, entretanto, factíveis e coerentes.

Analise o faturamento, os meses que tiveram melhor e pior performance, o que houve de diferente que afetou o resultado? Avalie o seu mercado e faça projeções de crescimento.

O que é mais viável na sua realidade, crescer as vendas de primeira vez em 20%, aumentar a taxa de recompra em 30% ou diminuir os custos de produção em 10%? Cada caso é um caso e a meta de cada setor quem irá definir é você, junto a sua equipe.

  1. Defina as ações com prazos, responsáveis

As ações que devem ser executadas precisam ficar claras, com prazos, responsáveis e produto final esperado.

Sem isso, é impossível medir os resultados e fica fácil se perder na correria do dia a dia.

As ações podem ser definidas e planejadas semana a semana ou mês a mês. Tudo depende do ritmo da equipe e do negócio.

  1. Fique atenta às datas que potencializam as vendas da sua marca

Todo ano temos feriados e datas comemorativas e comerciais que impactam diretamente nas vendas e nos resultados do nosso negócio. É importante que no seu planejamento de ações estas datas estejam contempladas.

Elas, no entanto, precisam estar indicadas já no começo do ano e não mês a mês, como fazemos com as atividades rotineiras. Isso porque são campanhas que irão nos exigir uma maior energia e foco.

O planejamento antecipado irá facilitar a organização e nos poupará tempo mais adiante, garantindo que tudo saia dentro do período correto.

Esta organização se torna particularmente importante para as campanhas em mídias sociais. Além de aproveitar as datas comemorativas é importante estar atento as oportunidades que surgem organicamente durante o ano e assim sair na frente.

  1. Analise as métricas periodicamente

Faça reuniões periódicas com sua equipe para avaliar o que foi cumprido e rever a direção que o negócio está caminhando. A sugestão é que estas reuniões aconteçam de trimestralmente. É importante neste momento ouvir o feedback da equipe e sugestões.

Garantir a sinergia e o alinhamento de todos com o resultado final é fator crítico de sucesso.

Peça opiniões, escute os colaboradores e mude uma coisa aqui e outra ali se achar pertinente. O que você precisa garantir é que todo mundo está envolvido com a ideia e quer ver tudo o que foi planejado acontecendo no dia a dia.

Com esta base construída no seu início de ano, você vai ver como os resultados acontecem de forma mais efetiva.

Um grande abraço e até a próxima.

Clique aqui e acesse minhas outras matérias.

Picture of Tatiana Borsoi

Tatiana Borsoi

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Telegram