728 x 90

Planejamento de objetivos e metas para 2023

Planejamento de objetivos e metas para 2023

O caminho para atingir as suas metas

Planejamento traz clareza das ações que você precisa realizar ao longo do ano, aumentando em 10 vezes a chance de realizar suas metas.

No final do ano é aquele momento de reflexão e planejamento, mas como fazer para 2023 não ser apenas um ano de planejamento e sim um ano de realizações?

Comece fazendo uma reflexão sobre o seu ano de 2022, passe pelas diferentes áreas da sua vida, o que você evoluiu em cada uma delas, e o que ainda quer melhorar?

Nesse momento de balanço e reflexão eu gosto de fazer a Roda da vida, (clique aqui e faça a sua), e dar uma nota para as diferentes áreas: saúde, relacionamento, lazer, espiritualidade, financeira, carreira, desenvolvimento e vida social.

Roda da Vida

Estabeleça um objetivo para cada área, recomendo que seja apenas um por área (se somados já serão 8 objetivos ao longo do ano).

E você pode estar se questionando porque um único objetivo, quando você tenta mudar tudo na sua vida de uma vez e quer alcançar diversas metas em um único momento, isso pode te sobrecarregar e às vezes fazer até você desistir.

Então é melhor planejar atingir uma meta, agir e realizá-la. Do que planejar 10 metas e não atingir nenhuma por ter desanimado no meio do processo.

Após ter escolhido o seu objetivo para cada área, você vai traçar um plano de ação para alcançá-lo, uma estratégia passo a passo com o que você necessita fazer para atingir a sua meta.

E para isso recomendo que você use a metodologia esperta, você vai aplicar essa metodologia a cada um dos seus objetivos. Dessa forma terá um plano de ação de cada um deles.

Cada letra da palavra esperta remete a uma característica que a sua meta precisa ter:

  • Específica: seja específica no objetivo que você quer realizar;
  • Sistêmica: seu objetivo tem que estar em harmonia com as demais áreas da sua vida (não adianta por exemplo prejudicar sua saúde para atingir uma meta de trabalho);
  • Prazo: estabeleça uma data para atingir a sua meta;
  • Evidências: quais são as evidências, acontecimentos que irão te mostrar que você está na direção certa;
  • Recursos: quais são os recursos que você precisa para atingir a sua meta;
  • Tamanho: calibre o tamanho da sua meta, para não ser pequena demais que não te motive e nem grande demais que você considere inatingível;
  • Alternativas: quais são as alternativas possíveis, as rotas possíveis para você alcançar a sua meta;

Agora que você tem um plano para te guiar, basta ao longo dos meses ir acompanhando se você está alinhada com as ações necessárias, se precisa ajustar a rota.

A cada mês você acompanha a evolução das suas metas, dessa forma chegará ao final de 2023 tendo realizado o que você colocou no papel, fortalecida e confiante para traçar novos planos.

Clique aqui e acesse, curta e compartilhe minhas outras matérias.

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Posts Carousel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Latest Posts

Top Authors

+ Comentado

Vídeos em Destaque

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!