Já parou para pensar no futuro da sua empresa? Conheça os conceitos básicos do planejamento estratégico!
O Planejamento Estratégico é de fundamental importância para fazer frente às mudanças na economia global e a grande competitividade do mercado exigem cada vez mais uma postura mais agressiva e assertiva das organizações.
A inovação e reestruturação de forma planejada se tornam necessárias para a conquista e manutenção do seu espaço no mundo corporativo.
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta da Administração moderna, imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. Além de criar um diferencial competitivo para as organizações, muito ajuda a conhecer e identificar parâmetros para alcançar suas metas e objetivos.
O Planejamento Estratégico consiste no gerenciamento contínuo destes parâmetros estabelecidos pela empresa para atingir seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Por sua importância e abrangência, o Planejamento Estratégico deve ser desenvolvido pelas principais lideranças da empresa para a definição de objetivos, ideias e intenções de forma harmoniosa e também flexível, visando um melhor aproveitamento das oportunidades e redução dos riscos.
Planejar de forma estratégica significa compatibilizar as oportunidades constantes no ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.
Uma vez estabelecidos os objetivos de médio e longo prazo da empresa, o planejamento estratégico passa também a definir as diretrizes diárias da empresa, buscando e fornecendo aos administradores informações para tomadas de decisões mais assertivas. Dê para você em 1 minuto!
Todas estas informações e procedimentos permitem que a empresa observe as tendências e se adiante ao mercado com confiança e tranquilidade, aproveitando melhor as oportunidades e reduzindo os riscos
O Planejamento Estratégico pode ser implementado com base em 4 passos básicos:
- Missão da empresa
É o principal foco do planejamento estratégico, e representa a razão de ser da empresa;
É a missão da empresa que define para onde serão direcionados os esforços diários dentro da companhia.
- Qual é o negócio da empresa?
- Qual o perfil dos clientes da empresa?
- O que a companhia busca trazer para os seus clientes?
- O objetivo da empresa é focar em clientes pontuais, ou na massa em geral?
Pensar sobre este assunto e saber precisamente a resposta para estas perguntas pode fazer toda a diferença.
- Análise e Determinação da Situação da Empresa
Na segunda etapa do estabelecimento do planejamento estratégico, a situação da empresa deve ser analisada com bastante determinação.
É feito um levantamento para conhecer com precisão a situação atual, para prosseguir com segurança os próximos passos.
Para se determinar com clareza a situação da empresa, é fundamental considerar dois fatores: Análise do ambiente Externo e Análise do ambiente Interno.
- Análise do Ambiente Externo: Como análise do ambiente externo consideramos basicamente a análise do mercado e também da concorrência da empresa.
Conhecer bem o mercado e conhecer bem o que está sendo disponibilizado pela concorrência, faz toda a diferença no estabelecimento de metas.
Conhecer as oportunidades e ameaças que o e macro ambiente propicia.
- Análise do Ambiente Interno: Como análise do ambiente interno consideramos a situação interna precisa da empresa.
Através da análise do cenário do ambiente interno identificar seus pontos forte, a serem capitalizados pela empresa e dos pontos fracos a serem corrigidos, tendo como foco aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física, de recursos humanos, dentre outros.
- Definição dos Objetivos da Empresa
Com base em dados históricos a empresa projeta, de forma precisa, suas metas e objetivos.
O objetivo da empresa é aonde ela quer chegar. É a posição que ela deseja ocupar no futuro.
- Definição das Estratégias da Empresa
As estratégias podem ser definidas como as formas através das quais os objetivos serão atingidos. É como a empresa caminhará em direção às suas metas.
É através de um “Programa de ação”, distribuindo tarefas e responsabilidades, datas para a sua realização e eventuais custos, aos representantes envolvidos que o Planejamento Estratégico se materializa.
O sucesso do Planejamento está no seu acompanhamento e revisão permanente dos cenários de modo a evitar qualquer descompasso entre o objetivo e estratégias propostas no plano.
Referências:
- sebrae.com.br
- ibccoaching.com.br
- Idalberto Chiavenato
- Apostila Administração PUC