Por que nós precisamos de abelhas no mundo?

4
755
Abelhas no mundo

Elas afetam as nossas vidas sem que percebamos!

Apesar de serem as vezes incômodas e algumas espécies possuírem picadas dolorosas, as abelhas são essenciais para que tenhamos alimentos todos os dias em nossas mesas.

Dos seus produtos diretos como o mel, o própolis, a geleia real e a cera, são produzidos medicamentos, cosméticos, fármacos, produtos odontológicos, tintas, embalagens, entre outros.

Contudo, em suas atividades diárias, as abelhas buscam pólen e néctar nas flores, e por consequência fazem a polinização dessas plantas. A polinização, nada mais é do que, o transporte de grãos de pólen entre as flores.

Com esse transporte de pólen feito pelas abelhas é permitindo a reprodução dessas plantas. Assim, é a partir da polinização que obtemos diversos frutos que consumimos no nosso dia a dia.

Por que nós precisamos de abelhas no mundo?

As abelhas são responsáveis pela produção de cerca de 70% dos produtos agrícolas. Abaixo encontram-se listados alguns produtos que dependem delas, total ou parcialmente:

  • Abobrinha;
  • Algodão;
  • Amêndoas;
  • Berinjelas;
  • Café;
  • Laranja;
  • Maçã;
  • Maracujá;
  • Melancia;
  • Pepino;
  • Pêssego;
  • Soja.

Esses insetos, além de garantirem alimentação aos homens e animais, também são responsáveis pela continuidade das espécies vegetais. E deve ressaltar-se sua importância econômica, uma vez que cerca de 10% do PIB agrícola está ligado a produtos que dependem de polinização.

A apicultura é disseminada em quase todos os países do mundo, sendo a China o maior produtor mundial, seguido da União Europeia e da Turquia. O Brasil é o oitavo maior país apicultor, trazendo altos rendimentos para os produtores com a venda de mel.

Com o desaparecimento de algumas espécies de abelhas, tem surgido um novo nicho de mercado, o aluguel de colmeias. Esse serviço é demandado para fazer exatamente o trabalho de polinização, a fim de garantir maiores produções.

Alguns exemplos em que essa prática é realizada no Brasil são: na cultura do café no estado do Espírito Santo e na cultura da maçã no Sul do país.

Nos Estados Unidos, a Califórnia aluga da Florida, Dakota do Norte e Montana, anualmente 1 milhão de colônias para realizar a polinização das amendoeiras, cultura que movimenta cerca de 2 bilhões de dólares por ano.

Posteriormente à safra de amêndoas, essas abelhas alugadas são deslocadas a pomares de maçã, pera e cerejas em Washington e Oregon, e ao final desse ciclo retornam aos seus estados de origem levando renda extra aos seus proprietários.

Vale chamar atenção que abelhas estão ameaçadas de extinção. As razões são múltiplas e envolvem desmatamento, queimadas, doenças e pragas nas colmeias, mudanças climáticas, produtos químicos e déficit nutricional.

Porém, vimos sua importância nas nossas vidas.

Vamos preservar!

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótima matéria, Júlia! Nem imaginava que as abelhas fossem tão importantes! E tem como nos proteger quando uma abelha sem rumo vem em nossa direção? O que fazer já que matar não é mesmo a melhor opção?

  2. Obrigada Renata!
    Mesmo você sendo uma flor, se você não fizer movimentos bruscos ela vai embora rapidamente.
    É só manter a calma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here