Elas afetam as nossas vidas sem que percebamos!
Apesar de serem as vezes incômodas e algumas espécies possuírem picadas dolorosas, as abelhas são essenciais para que tenhamos alimentos todos os dias em nossas mesas.
Dos seus produtos diretos como o mel, o própolis, a geleia real e a cera, são produzidos medicamentos, cosméticos, fármacos, produtos odontológicos, tintas, embalagens, entre outros.
Contudo, em suas atividades diárias, as abelhas buscam pólen e néctar nas flores, e por consequência fazem a polinização dessas plantas. A polinização, nada mais é do que, o transporte de grãos de pólen entre as flores.
Com esse transporte de pólen feito pelas abelhas é permitindo a reprodução dessas plantas. Assim, é a partir da polinização que obtemos diversos frutos que consumimos no nosso dia a dia.

As abelhas são responsáveis pela produção de cerca de 70% dos produtos agrícolas. Abaixo encontram-se listados alguns produtos que dependem delas, total ou parcialmente:
- Abobrinha;
- Algodão;
- Amêndoas;
- Berinjelas;
- Café;
- Laranja;
- Maçã;
- Maracujá;
- Melancia;
- Pepino;
- Pêssego;
- Soja.
Esses insetos, além de garantirem alimentação aos homens e animais, também são responsáveis pela continuidade das espécies vegetais. E deve ressaltar-se sua importância econômica, uma vez que cerca de 10% do PIB agrícola está ligado a produtos que dependem de polinização.
A apicultura é disseminada em quase todos os países do mundo, sendo a China o maior produtor mundial, seguido da União Europeia e da Turquia. O Brasil é o oitavo maior país apicultor, trazendo altos rendimentos para os produtores com a venda de mel.
Com o desaparecimento de algumas espécies de abelhas, tem surgido um novo nicho de mercado, o aluguel de colmeias. Esse serviço é demandado para fazer exatamente o trabalho de polinização, a fim de garantir maiores produções.
Alguns exemplos em que essa prática é realizada no Brasil são: na cultura do café no estado do Espírito Santo e na cultura da maçã no Sul do país.
Nos Estados Unidos, a Califórnia aluga da Florida, Dakota do Norte e Montana, anualmente 1 milhão de colônias para realizar a polinização das amendoeiras, cultura que movimenta cerca de 2 bilhões de dólares por ano.
Posteriormente à safra de amêndoas, essas abelhas alugadas são deslocadas a pomares de maçã, pera e cerejas em Washington e Oregon, e ao final desse ciclo retornam aos seus estados de origem levando renda extra aos seus proprietários.
Vale chamar atenção que abelhas estão ameaçadas de extinção. As razões são múltiplas e envolvem desmatamento, queimadas, doenças e pragas nas colmeias, mudanças climáticas, produtos químicos e déficit nutricional.
Porém, vimos sua importância nas nossas vidas.
Vamos preservar!
Ótima matéria Júlia. Muito relevante as informações. Parabéns!!
Obrigada Brenda!
Essas pequenas são de grande importância nas nossas vidas.
Obrigada Renata!
Mesmo você sendo uma flor, se você não fizer movimentos bruscos ela vai embora rapidamente.
É só manter a calma.
Ótima matéria, Júlia! Nem imaginava que as abelhas fossem tão importantes! E tem como nos proteger quando uma abelha sem rumo vem em nossa direção? O que fazer já que matar não é mesmo a melhor opção?